No Espírito Santo, os primeiros Jesuítas chegaram em 1551. Eram eles, o Padre Afonso Brás e o Irmão Simão Gonçalves. Posteriormente vieram Padre Brás Lourenço, Padre Manoel Paiva, Padre Pedro Gonçalves, Padre José de Anchieta, Padre Leonardo Nunes, Padre Diogo Jácome, Padre Diogo Fernandes, Padre Manoel Dias, etc. Fundaram e sustentaram escolas e aldeamentos em vários lugares do Espírito Santo, usaram a língua tupi-guarani e iniciaram a catequização junto as tribos indígenas aqui existentes. Sendo o início da igreja no Espírito Santo.
Antiga Igreja do Rosário, construída em 1551 pelo dinâmico Padre Afonso Braz sj. É a igreja mais antiga do Estado do Espírito Santo.
Ao chegarem tiveram a idéia de criar agrupamentos indígenas, chamados por eles de aldeamentos (aldeias missionárias, missões Jesuítas, reduções indígenas), que ficavam em pontos estratégicos do território Espírito-santense, geralmente pertos dos rios e do mar. Era nesses aldeamentos que faziam a catequese e a alfabetização dos índios.
De um lado os aldeamentos trouxeram proteção e vantagens, de outro contribuíram para desmantelar a vida da taba e a vida nômade que levavam os índios. Sendo o aldeamento uma iniciação de um novo tipo de sociedade até então desconhecido do índio.
Enviado Por:
Historia da Igreja Católica no ES
Publicado em 26/01/2008 às: 16:02