VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

www.VilaCapixaba.com                                   

 Home  / Eventos Contato Ajuda ?  /  Sugestões

, Espírito Santo -  Brasil.
 .

 

 VilaCapixaba

Sem título

 

Busca Notícias

 


Melhor Visualizado
15"  -  800 x 600 Pixels
17" - 1024 x 768 Pixels


E-Mail Vila Capixaba

Aviso Legal
Direitos Autorais

Fontes Bibliográficas
Política de Privacidade

Utilidade Publica

   
   

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

Notícias
Banda Casaca
 


Casaca é um instrumento de destaque do congo, parecido com o reco-reco. Só que na música ela também tem um valor muito grande, principalmente para o povo capixaba. Nada mais é do que uma das bandas revelações do cenário cultural nacional e que conta com o swing da guitarra e a marcação de tambores de congo, com pitadas de pop, rock e o reggae. Formado por Renato Casanova (vocais), Jura Fernandes (guitarras, violões de aço e de 12 cordas), Thiago Grillo (tambor), Flavinho (tambor de repique), Jean (tambor de condução), o grupo vem se destacando ao participar de festivais e eventos do Espírito Santo e demais cidades brasileiras. Como suas próprias composições mostram, eles são músicos competentes e capazes, levando cada vez mais longe seu forte som mesclado com o congo.

Esses jovens valores, oriundos de Barra do Jucu (no litoral de Vila Velha, Espírito Santo) decidiram se unir e montar uma banda ao assistir e participar de rodas de congo. Até então seria apenas mais uma banda de garotos, mas eles achavam que faltava alguma coisa para diferenciar o som. Dessa forma surgiu a Banda Casaca, com a proposta de fazer algo diferente do que era proposto pelo mercado. A banda tem por objetivo, não só divulgar o congo para o Estado, mas também para todo o Brasil, levando seu ritmo para todas as partes e provando que o congo é versátil, alegre e contagiante, podendo perfeitamente participar de qualquer cultura e em qualquer lugar.

Idolatrado no Espírito Santo, o Casaca percebeu que é possível unir música pop ao congo, ritmo capixaba mais famoso de todos os tempos (trazido para o Brasil pelos africanos). Como o maracatu, o samba, o baião e o frevo, o congo se tornou um ritmo regional sim, mas é extremamente brasileiro. E faz todo mundo dançar: capixaba, carioca, paulista, baiano, gaúcho ou paraense. Com tambores, caixa e – claro – a casaca, no lugar da bateria, o som da banda é bem percussivo. Aos poucos, o Casaca foi se fortalecendo e é uma das gratas surpresas do momento, trazendo um ar renovado para o cenário musical brasileiro. Só pra ter idéia da dimensão da banda, o 1º CD, independente, vendeu mais de 55.000 cópias.

Mas esses garotos não perdem a humildade e continuam buscando um espaço maior nesse mercado concorrido e afetado pela pirataria. Apesar dos obstáculos, eles estão empenhados em mostrar mais um CD que promete empolgar a quem escuta e que já se encontra em fase de produção. Para falar mais detalhes sobre isso e a carreira da banda, conversamos com o Guitarrista Jura Fernandes.

O Cd foi lançado pela Sony.

Site: http://gazetaonline.globo.com/casaca
E-mail: bandacasaca@hotmail.com

Enviado Por: Vila Capixaba
Publicado em 27/01/2008 às: 11:07
 

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

 
Leia também

Festival traz shows gratuitos dos Paralamas e KLB a Vila Velha
Vila Velha convoca professores aprovados em concurso público de 2006

 
           

VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

     Copyright © 2004 - 2010 VilaCapixaba. Todos os Direitos Reservados.