O município de Vila Velha terá mais 50 câmeras de vídeo localizadas em vias públicas. Entre as regiões beneficiadas com o videomonitoramento está o Polo de confcções da Glória. São dez câmeras que deverão entrar em operação em dezembro, antes do Natal. O investimento total é de R$ 1,780 milhão.
Com o projeto ´Olho Digital´, câmeras de videomonitoramento são instaladas em pontos estratégicos com o objetivo de gerar maior eficiência nas intervenções preventivas e repressivas realizadas pelo policiamento ostensivo, além de auxiliar no processo investigativo para identificação de infratores e possibilitar que as instituições responsáveis por manter a segurança operem em conjunto a fim de estabelecer a manutenção da ordem pública.
As novas câmeras serão adquiridas por meio do convênio assinado neste sábado (19). Os equipamentos vão atender a seis bairros de Vila Velha. Elas serão instaladas nas avenidas Champagnat (Praia da Costa) e Jerônimo Monteiro (Centro até a Glória); e nas vias Resplendor e Jair de Andrade (Itapoã); Hugo Musso (Praia da Costa até Itapoã); Luciano das Neves (Centro); e Santa Leopoldina (Coqueiral). As câmeras farão parte do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) e serão monitoradas pelo Centro de Defesa Social de Vila Velha.
O projeto permite uma ação efetiva do policiamento preventivo e oferece o suporte necessário para a identificação de suspeitos de ações criminosas nas regiões monitoradas, sendo utilizado como ferramenta para os órgãos municipais de fiscalização.
O secretário Municipal de Defesa Social, Ledir Porto, salienta a importância da adoção de medidas preventyivas para conter o aumento da violência. "Esse é um avanço significativo para a população e o comércio da cidade. Através da integração e articulação dessas instituições com o auxílio desses equipamentos, será possível propiciar um sentimento de segurança ao contribuinte e promover um verão ainda mais tranquilo", avalia.
Desde o dia 24 de fevereiro, Vila Velha conta com 16 câmeras que fazem a cobertura da orla no trecho que compreende a Praia da Costa até a Praia de Itaparica. Em determinadas situações, as câmeras também são deslocadas para pontos de maior vulnerabilidade.
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 18/09/2009 às: 06:10