Moradores, turistas, comerciantes e ambulantes que vão aproveitar o verão ou trabalhar nas praias de Vila Velha encontrarão a orla com uma cara nova. Para a próxima estação, a prefeitura está organizando um Plano de Uso e Ocupação da área litorânea do município para manter a ordem e garantir a segurança e tranquilidade dos frequentadores.
O secretário de Defesa Social de Vila Velha, Ledir Porto, afirma que a partir deste verão serão delimitadas áreas específicas para a prática de esportes, para o trabalho dos ambulantes e comerciantes, para banhistas, surfistas e para as embarcações. As pessoas também vão ter um espaço mais adequado na areia para aproveitar a praia. A área de restinga também será delimitada para fins de preservação, segundo o secretário.
"Nós estamos fazendo um convênio com a Marinha do Brasil, com o GRPU e construindo um pacto de ordenamento da orla de Vila Velha, que é um espaço da União, mas que o município, por meio desse convênio, vai passar a ter autoridade sobre ele", explica Ledir Porto.
O secretário diz que, dessa forma, o município vai garantir mais qualidade de vida para a população. "Nós vamos ordenar e delimitar os espaços da praia para evitar a desordem que gera violência, para melhorar a qualidade de vida e para que não tenha conflito entre as partes".
Ação Integrada
Com o pacto, as secretarias municipais vão agir de forma integrada para fiscalizar os locais delimitados para manter a segurança local. Quem desrespeitar a delimitação, poderá ser punido, segundo Ledir Porto.
"Nós já estamos em licitação para a construção de um Centro Integrado permanente na praia, onde a instituição que fiscaliza cada parte delimitada estará presente, todos os dias. Haverá ainda o monitoramento digital da orla para ver quem não está cumprido o que ficou pactuado e fazer a correção naquilo que for necessário", diz o secretário. O Centro Integrado deve funcionar na Praia de Itapoã.
O Plano de Uso e Ocupação da orla do município canela-verde está sendo elaborado e deve ficar pronto em aproximadamente 40 dias, segundo o secretário, que ressaltou que, no momento, está sendo feito um "raio x" da região para identificar os locais que serão delimitados.
Porto ressalta que uma campanha educativa será feita para conscientizar a população. O plano entra em vigor neste verão e continua valendo permanentemente.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 05/10/2009 às: 17:37