Na próxima sexta-feira, dia 9, mais de 7,5 mil alunos das escolas de ensino fundamental de Vila Velha vão participar de um simulado para a Prova Brasil - indicador utilizado na composição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A prova nacional acontece no período de 9 a 27 de novembro.
O simulado, que será aplicado aos alunos do 5º e 9º ano, terá 20 questões de Matemática e 20 de Língua Portuguesa, todas elaboradas por professores da rede municipal de ensino, com base no modelo disponibilizado no site do Ministério da Educação (MEC).
Segundo a coordenadora do simulado, Roseane Sobrinho, o objetivo da prova é fazer um diagnóstico das dificuldades dos alunos e aproveitar para estimulá-los a estudar mais. "Não queremos treinar ninguém. Nossa prova é regionalizada e inclui temas do município, como o Convento da Penha e a nossa economia", diz.
Utilização
A nota dos alunos será utilizada para a classificação na 4ª Olimpíada de Matemática e na 3ª Olimpíada de Língua Portuguesa do município. Os alunos dos 6º, 7º e 8º anos também vão fazer uma prova similar para concorrer às olimpíadas, que serão realizadas em três níveis. O nível 1 compreende os alunos do 5º ano; o nível 2, os alunos de 6º e 7º ano; e o nível 3, os estudantes de 8º e 9º ano.
Todos os estudantes de 5º e 9º anos deverão participar da prova, que será aplicada nas escolas e no horário de aula. Já os alunos de 6º ao 8º ano devem ter tido aproveitamento de, no mínimo, 80% na disciplina em que se inscrever.
Para ser aprovado para a 2ª fase - que será composta de questões discursivas e jogos -, os alunos do 5º e 9º ano devem ter aproveitamento de, no mínimo, 80% na 1ª etapa; e os alunos do 6º ao 8º ano, aproveitamento de no mínimo 60%.
Exame foi adiado e será em novembro
A Prova Brasil – que avalia todas as turmas do 5º ano e 9º ano do ensino fundamental com mais de 20 alunos das escolas públicas, urbanas e rurais do país – foi adiada e será aplicada no período de 9 a 27 de novembro. Segundo a coordenadora do ensino fundamental da Secretaria de Educação Básica do MEC, Edna Martins Borges, a data prevista inicialmente, de 19 a 30 de outubro, teve que ser adiada devido à demora nas respostas de alguns municípios. "O novo calendário não vai prejudicar a realização das provas. Foi apenas um ajuste necessário aos municípios", garantiu.
Preparativos em Vila Velha
1ª etapa
Quando: Sexta-feira, dia 9
Onde: Nas escolas da rede municipal. Cada aluno deve fazer a prova no seu turno de aula
Manhã
Matemática: 7h10 as 9h10
Língua Portuguesa: 9h30 as 11h30
Tarde
Matemática: 13h10 as 15h10
Língua Portuguesa: 15h30 as 17h30
Noite
Matemática: 19h as 20h40
Língua Portuguesa: 20h50 as 22h20
2ª etapa
Quando: 3 de novembro
Onde: A definir. A etapa será composta de jogos interativos e produção de textos
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 06/10/2009 às: 15:05