VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

www.VilaCapixaba.com                                   

 Home  / Eventos Contato Ajuda ?  /  Sugestões

, Espírito Santo -  Brasil.
 .

 

 VilaCapixaba

Sem título

 

Busca Notícias

 


Melhor Visualizado
15"  -  800 x 600 Pixels
17" - 1024 x 768 Pixels


E-Mail Vila Capixaba

Aviso Legal
Direitos Autorais

Fontes Bibliográficas
Política de Privacidade

Utilidade Publica

   
   

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

Notícias
Previsão de 3 portos em Vila Velha preocupa moradores e ambientalistas do Estado
 


A construção foi projetada com a justificativa de que 80% das movimentações portuárias são realizadas na região. A medida preocupa a comunidade e os ambientalistas, e um fórum foi criado entre membros da sociedade civil organizada, o poder público e empresários, para discutir os novos empreendimentos.

O fórum foi criado esta semana a partir de um debate realizado pelo vereador Babá (PT), na Câmara Municipal de Vila Velha, e terá entre seus focos a preservação da região de mangue entre os bairros da Glória e Aribiri e a proximidade com a Área de Preservação Permanente, no caso, o morro da Mantegueira. Além disso, a população exigiu que seja discutida a questão de desapropriações.

“Os empreendimentos são particulares. Então, não cabem desapropriações, mas é claro que a população está preocupada, principalmente a do bairro da Glória, que teme perder suas casas”, ressaltou o vereador.

A construção dos portos foi programada por três empresas, entre elas a Nisibria, que informou já ter protocolado pedido de licença junto ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), mas ainda não obteve resposta.

A informação é que o segundo porto será da empresa Nova Holanda e o terceiro será um terminal portuário voltado para o setor metalmecânico e que deverá ser construído no lugar do Complexo Penitenciário da Glória.

Para a comunidade, a notícia dos três portos, parte da Agenda 20/21, é temerária. Na região, o que se conhece sobre portos é o que se vê nos portos de Paul e Capuaba, ou seja, estradas degradadas, poluição, bairros abandonados pelo setor público, entre outros problemas.

Além dos impactos ambientais, com mais três portos na região da Grande Vitória a precariedade da malha viária e os bairros residenciais na região constituem obstáculos que as empresas terão de enfrentar para levar adiante seus projetos.

Segundo o vereador, já foram solicitados ao Iema todos os documentos que se referem à construção dos portos. A Codesa também foi convidada para participar do debate, mas não compareceu.

Ao todo, participam do Fórum representantes do poder público, empreendedores e os representantes do Conselho Comunitário da Glória, Associação de Amigos da Mantegueira e Movimento Vida Nova Vila Velha (Movive).

Além dos três terminais, outros investimentos estão previstos para os portos localizados no município. Nos próximos 60 dias serão iniciadas as obras de duplicação do terminal da Prysmiam, que fabrica tubos flexíveis utilizados pela indústria petrolífera e é acusada de dragar a Baía de Vitória sem cumprir as condicionantes exigidas pelo órgão ambiental.

A empresa é acusada de causar o estreitamento da baía. Moradores lembram que a obra já esteve para ser embargada na transferência da Cotia para a Pirelli, e ainda que a multinacional não estaria seguindo o projeto original licenciado. A área em que a Prysmian se instalou foi doada pelo governo do Estado, ainda na gestão de José Ignácio Ferreira.

Além dela, a Companhia Portuária de Vila Velha (CPVV) também está estudando a duplicação de seu porto, que fica próximo ao Morro do Penedo. O Terminal Vila Velha (TVV), em Capuaba, gerenciado pela Log-In, também já anunciou investimentos, que estão em curso.

Tais empreendimentos geram grande impacto ambiental, como, por exemplo, o soterramento de importantes áreas ambientais e a destruição de mangues. Entretanto, denunciam os ambientalistas, as expansões e novas propostas não vem sendo anunciadas de forma clara e ampla à sociedade. 

Fonte: Século Diário

Enviado Por: Eliaro
Publicado em 08/10/2009 às: 15:27
 

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

 
Leia também

Vila Velha - Retirada do mastro na Barra do Jucu
Copa Vitória de Beach Handebol de Areia 2010
Estado terá R$ 6,5 bi para portos, e Vila Velha receberá mais cargas
Vá com fé em Vila Velha
Vila Velha - De capela mortuária a praças: câmara destina R$ 4 milhões para obras
Vila Velha reposiciona comerciantes na Praia da Costa
Praias: Mais ônibus no fim de semana
Vila Velha Verão 2010 segue com programação variada na Praia da Costa
Vila Velha se prepara para crescer pelo lado Oeste
Prorrogadas inscrições para processo seletivo da Educação em Vila Velha

 
           

VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

     Copyright © 2004 - 2010 VilaCapixaba. Todos os Direitos Reservados.