Na cidade onde o processo eleitoral promete ser um dos mais disputados do Estado, um bom plano de governo é fundamental para tentar conquistar o eleitor e chegar, no dia 1º de janeiro de 2009, à Prefeitura Municipal de Vila Velha. Diante disso, os seis candidatos já preparam suas propostas e definem suas prioridades. E a área da saúde parece ser o centro das atenções dos candidatos.
A GAZETA ouviu os seis candidatos a prefeito da cidade, e pediu para que eles elencassem as três prioridades de seus governos, caso fossem eleitos. Saúde, educação e infra-estrutura lideram a lista.
O deputado estadual Cláudio Vereza (PT) destacou que pretende "implantar em sua totalidade o Sistema Único de Saúde em Vila Velha". Para o parlamentar, da forma em que o SUS funciona na cidade, ainda não é suficiente. "Está muito abaixo do esperado. Ainda há muita demora na marcação das consultas e no atendimento", frisou.
O ex-vereador Dyonizio Ruy (PDT) aposta na frase "uma cidade boa para se viver, boa para se trabalhar e boa para se visitar". Segundo ele, para que Vila Velha se encaixe nessa máxima, ele pretende apostar no "tripé" mobilidade urbana, desenvolvimento econômico e turismo. "Por meio dessas três prioridades, vamos atingir vários setores da administração pública", pontuou.
Cooperação
O deputado estadual Hércules Silveira (PMDB) garantiu que buscará parcerias com o governo do Estado para realizar todas as suas prioridades: saúde, educação e segurança. O peemedebista pretende construir policlínicas e escolas em tempo integral, com a ajuda do Executivo estadual. "Além disso, vamos organizar a guarda municipal. O governo treinaria esses profissionais e eles viriam prontos para atuar em Vila Velha", frisou.
O deputado federal Neucimar Fraga (PR) estabeleceu como meta tratar, pelo menos, 60% do esgoto da cidade. "Hoje, apenas 3% do esgoto é tratado", frisou. Ainda na área da infraestrutura, Neucimar destacou sua proposta para pavimentar 1200 ruas. Para tentar reduzir os índices da violências, o parlamentar se compromete a instalar câmeras de vídeo nos bairros mais perigosos e implantar a guarda municipal armada. Na saúde, ele pretende colocar os postos de saúde para funcionar 24 horas por dia.
Já Luceni Novaes (PSOL) disse que ainda está discutindo com sua equipe seu plano de governo. Mas garantiu, que suas prioridades são saúde, saneamento básico e educação. "Vamos desenvolver um trabalho especial voltado para a saúde da mulher", salientou.
O ex-prefeito Vasco Alves (PRTB) também citou saúde, educação e segurança como suas prioridades. Vasco destacou que investirá na prevenção de doenças, e para isso, pretende cobrir todos os valões da cidade. "Ao invés de priorizar o atendimento às pessoas doentes, vou evitar que elas adoeçam". O ex-prefeito também defende a criação de um centro de referência para o tratamento de usuários de drogas na cidade. "80% dos crimes são cometidos por causa das drogas".
As prioridades de cada um para o município
CLÁUDIO VEREZA
Saúde "Implantar em sua totalidade em Vila Velha o Sistema Único de Saúde (SUS). Com unidades de saúde bem equipadas, médicos em número suficiente para atender a demanda e a marcação de exames. O Programa de Saúde da Família também precisa ser estendido à todas as regiões da cidade. Hoje, ele só atende duas regiões".
Saneamento Básico "Completar o funcionamento do projeto de macrodrenagem. Buscar recursos para que esse projeto seja implantado em todas as bacias do município".
Desenvolvimento econômico "O prefeito precisa abrir linhas de incentivo para que empresas se instalem, para que Vila Velha entre no eixo de desenvolvimento econômico e social que vive o Espírito Santo. Criar também o pólo industrial e lutar pela implantação da Zona de Processamento de Exportação. Trabalhar a infra-estrutura, logística, ampliando os portos e rodovias, além de profissionalizar mais o turismo".
DYONIZIO RUY
Mobilidade Urbana. "Temos estatísticas de que em 2010 Vila Velha será a cidade do Espírito Santo com a maior frota de carros. Por isso, temos que planejar melhor nossas ruas. Uma proposta é ampliar as avenidas São Paulo e Champagnat. Além de humanizar o trânsito, com ciclovias. ".
Desenvolvimento Econômico. "Vamos fazer uma política arrojada para atrair mais empresas e indústrias para a cidade. Quando fui vereador, fui autor da lei de incentivos fiscais. Precisamos melhorar a nossa arrecadação. Se a gente arrecada mais, teremos mais escolas, pavimentação de ruas, saneamento básico e infraestrutura".
Turismo. "Vamos fazer parcerias com a iniciativa privada para o turismo ser explorado. Uma proposta é a construção de um teleférico no Morro do Moreno, com um complexo de lazer no topo. Vamos buscar recursos junto à iniciativa privada, para que as empresas explorem esse ponto turístico".
HÉRCULES SILVEIRA
Saúde. "Construir policlínicas nas regiões de Vila Velha. Vamos realizar pesquisas para saber onde elas serão instaladas, para ter um poder de resolutividade e, ir acabando com as demandas por especialidades. Essas policlínicas serão construídas em parceria com o governo do Estado".
Educação. "Vamos construir escolas de tempo integral, com a instalação de creches. As mães precisam trabalhar e as crianças precisam ficar nas creches, com outras crianças. Essa é uma demanda de todo o país. Vamos construir também centros de capacitação nas regiões em parceria com o governo do Estado, o MEC e a iniciativa privada".
Segurança. "Organizar a guarda municipal, uma vez que ela já existe em lei desde 1998. O governo do Estado treinaria esses profissionais e eles viriam já prontos para atuar em Vila Velha. Pretendemos também criar a guarda de trânsito para organizar o tráfego na cidade".
VASCO ALVES (PRTB)
Saúde. "Vamos fazer uma ação preventiva revestindo os valões de Vila Velha. Hoje, a população adoece muito por causa das toxinas expelidas pelos valões a céu aberto. Ao invés de priorizar o atendimento às pessoas doentes, vou evitar que elas adoeçam. Vou cobrir os canais da Grande Cobilândia, da Costa, de Guaranhuns, de Santos Dumont, de Alecrim e de Santa Rita. Vou construir um hospital em Terra Vermelha e outro no Centro".
Educação. "Vamos melhorar a qualidade da educação investindo mais na qualificação dos professores, pagando melhor ao magistério e equipando as escolas. Trabalhar também o ensino profissionalizante, para que os jovens sejam preparados para o mercado de trabalho".
Segurança. "Construir um centro de tratamento para usuários de drogas, já que 80% dos crimes são cometidos por causa das drogas. Instituir também uma guarda civil municipal".
NEUCIMAR FRAGA (PR)
Infra-estrutura da cidade. "Tratar pelo menos 60% do esgoto da cidade. Hoje, apenas 3% do esgoto de Vila Velha é tratado. Outra proposta é pavimentar 1200 ruas que hoje estão sem pavimentação. Vamos trabalhar também na criação de um pólo industrial da cidade. Pretendemos trabalhar para potencializar o turismo e a pesca como fonte de geração de emprego e renda para Vila Velha".
Segurança. "Vamos criar a guarda municipal armada para atuar na cidade. Além disso, temos a proposta de criar um programa de monitoramento, por meio de câmeras de vídeo, nos bairros mais violentos da cidade. Vamos também ser parceiros da Polícia Militar no enfrentamento da violência".
Saúde. "Ampliar os atendimentos do Programa de Saúde da Família na cidade. Vamos colocar também os postos de saúde e odontológicos de Vila Velha para funcionar 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana".
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 13/07/2008 às: 05:38
|