Reivindicação antiga dos estudantes capixabas, a expansão da rede de ensino técnico federal alcança Vila Velha já no ano letivo de 2010. Os alunos interessados nas vagas oferecidas têm até o dia 23 de outubro para fazer sua inscrição. Ainda sem data para inauguração, a unidade de Vila Velha do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) entrará em funcionamento em 2010.
Segundo o diretor de implantação da unidade de Vila Velha, Roberto Pereira Santos, os alunos serão admitidos no campus Vitória e serão transferidos para Vila Velha assim que as obras estiverem concluídas e os laboratórios, equipados. O Campus Vila Velha entrará em funcionamento em 2010”, afirma Roberto Santos. “As obras estão em andamento e seguem de acordo com o cronograma estabelecido”, garante.
O diretor também revela os planos da instituição para o futuro. “Até 2015, o campus deverá se expandir para atender a 1.200 estudantes em cursos técnicos, superiores e de pós-graduação, principalmente nas áreas de química, saúde e formação de professores”, conta. A idéia é atender à demanda por profissionais dessas áreas em todo o Estado e transformar o município em pólo de desenvolvimento e de formação de recursos humanos.
O prefeito de Vila Velha Neucimar Fraga fala sobre a unidade do Ifes no município com muito carinho. Ele foi relator da lei que possibilitou a retomada dos investimentos na rede de escolas técnicas federais, inclusive a construção de novas unidades, ainda quando exercia seu mandato de deputado federal.
“Vencemos mais uma luta em favor da educação, o único meio de transformar Vila Velha e ajudar o Brasil a crescer com qualidade”, comemora o gestor ao recordar seu trabalho pelo ensino. “Na ocasião, procurei o então ministro da Educação, senador Cristóvão Buarque, e fui informado de que uma lei proibia construir e custear escolas técnicas no Brasil. Trabalhamos para mudar a lei, criamos a Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Profissional, e fizemos diversas audiências públicas no Brasil, sendo que a primeira foi realizada na Assembléia Legislativa capixaba”, recorda.
Vagas para ensino técnico e pós-graduação
“Vila Velha está recebendo mais do que um centro tecnológico, porque o Ifes é considerado uma faculdade de ensino técnico, já que, a partir de 2010, um percentual de 50% das vagas será destinado à formação superior”, revela o prefeito Neucimar Fraga.
De fato, a instituição revela que no segundo semestre serão ofertadas vagas para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Análises Químicas. Também será lançado, no segundo semestre, o curso de Técnico em Enfermagem.
O processo seletivo com inscrição até 23 de outubro será para duas turmas de 32 alunos cada, para os cursos de Técnico em Química e Licenciatura em Química. Mais informações podem ser obtidas no site do Ifes: www.ifes.edu.br.
Perfil do Campus
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Vila Velha ficará instalado em uma área de, aproximadamente, 50.000 m². Inicialmente, serão ofertados os cursos Técnicos de Química e Enfermagem e o Curso de Licenciatura em Química. Há estudos para a criação dos cursos Técnico em Análises Clínicas; Pós-Graduação Lato Sensu em Análises Químicas; e Licenciatura em Ciências Biológicas.
O campus terá uma estrutura de quatro blocos acadêmicos, dois blocos administrativos, teatro, biblioteca, além de outras instalações destinadas à infraestrutura do Instituto. Estima-se que a conclusão da primeira fase (bloco acadêmico e administrativo) aconteça até abril de 2010, quando terão início as atividades do novo campus.
Fonte: PMVV
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 13/10/2009 às: 18:07