Amanhã, no horário entre 8h10 e 8h30, a Terceira Ponte será interditada para a passagem do navio Zhen Hua 22, que transportará, até o Terminal de Vila Velha (TVV), o portêiner que será utilizado no terminal. O equipamento, fabricado na China, pesa cerca de mil toneladas, tem altura de 84 metros custou US$ 6,5 milhões.
A ponte será interditada no momento da passagem do navio sob o vão central para evitar que os motoristas se distraiam com a embarcação e possam provocar algum tipo de acidente. Após a passagem do navio, o fluxo de veículos na ponte será retomado. A previsão da Rodosol é de que o tráfego na ponte seja liberado a partir das 8h30.
O navio que transporta o equipamento chegou ontem à tarde em Vitória e ficou fundeado na barra. A entrada na Baía de Vitória acontecerá na manhã do domingo porque é o dia e o horário de menor movimento na ponte. Para passar na ponte, a lança do portêiner será rebaixada. Depois que a embarcação passar sob o vão central, a lança será novamente elevada.
De acordo com a assessoria do TVV, toda a operação de transporte e de descarregamento do portêiner deverá durar mais de quatro horas. A expectativa é de que o equipamento esteja no pátio do TVV após o meio dia. O portêiner – este é o terceiro adquirido pelo TVV – começará a ser utilizado na movimentação de contêineres nos berços 203 e 204, em Capuaba, na segunda quinzena de novembro.
O equipamento é um dos mais modernos para a movimentação de contêineres. Os outros dois equipamentos foram comprados em 2001. Além da compra do equipamento, o TVV está investindo R$ 64,5 milhões na melhoria dos portões de entrada, no reforço da pavimentação da área do porto e na aquisição de seis "reach stackers", máquinas para empilhar contêineres.
Com a nova pavimentação do pátio do porto, as pilhas passarão a ter seis contêineres de altura, aumentando em 25% a capacidade de armazenamento de cargas. "Vamos aumentar a capacidade estática do porto sem ampliar a área", destaca o diretor do TVV, Anderson Carvalho.
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 17/10/2009 às: 06:41