Moradores de 21 bairros de Vila Velha que ainda não possuem a rede de coleta de esgoto ligada à Cesan terão prazo de 90 dias para providenciar essa ligação. A afirmação é do secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente do município, Duda da Barra.
Segundo Barra, a prefeitura prepara um decreto para estabelecer o valor da multa aos moradores que descumprirem o prazo. Já foram notificados mais de 900 proprietários de imóveis que despejam esgoto em fossas ou rede pluviais da cidade.
A fiscalização de técnicos da prefeitura acontece em 15 bairros de Vila Velha, onde a Cesan faz o trabalho de abordagem dos proprietários de imóveis que ainda não tem o esgoto coletado e tratado pela companhia.
"A Cesan faz trabalho de abordagem com os moradores e ensina como ligar a rede de esgoto à Cesan. Esse trabalho acontece em 21 bairros. Desse total, já fiscalizamos imóveis em 15 bairros".
Ao final do prazo de 90 dias, os fiscais da prefeitura voltam às residências notificadas. Se o dono do imóvel deixou de fazer a ligação do esgoto da residência com a rede de coleta da companhia, será multado. Até o fim do prazo, o valor da multa já estará definido, segundo Duda da Barra.
O diretor de Relações com o Cliente da Cesan, Celso Caus disse que com as abordagens feitas nesse ano, a companhia espera elevar para 22% o índice de domicílios que tem o esgoto ligado a rede de coleta da Cesan. "Em 2003, o índice de imóveis que tinham esgoto ligado a rede de coleta da Cesan era de 3%. De 2003 a 2009, passamos a atender 68 mil pessoas, são aproximadamente 21 mil imóveis ligados a Cesan. Com as ligações desse ano devemos chegar a 22%, o que representa atender 93 mil pessoas, das 420 mil que habitam o município".
O diretor Celso Caus disse que até 2011, 200 mil moradores de Vila Velha serão atendidos pela companhia, com esgoto coletado e tratado. O número representa 44% da população.
Como fazer a ligação
Segundo Celso Caus, o custo de ligar a rede de esgoto de um imóvel a rede de coleta da Cesan varia de acordo com o tamanho do terrero e a estrutura da casa. "Há casos em que o morador gasta R$ 50,00 ou R$ 100,00. Há casos em que há dificuldades no terreno e o morador gasta mais. Às vezes o morador está com a rede de coleta de esgoto pronta. É só ligar a rede da Cesan. Em outros imóveis, a gente se depara com fossas e a ligação dá mais trabalho".
Para ligar a casa, indústria ou comércio à rede coletora, é necessário pagar uma taxa à Cesan, que varia de acordo com a classificação do imóvel, a região e o consumo de água.
Para solicitar a ligação e obter informações, os usuários deverão acionar o número 115 (ligação gratuita) da Cesan e verificar a disponibilidade de rede coletora em seu endereço. Caso haja estrutura coletora de esgoto, o usuário deverá providenciar a ligação à rede coletora e, para isso, terá à disposição assistência técnica da concessionária.
A ligação das instalações domiciliares à rede pública é feita através da caixa de ligação construída pela Cesan na calçada em frente ao imóvel. O cliente deve preparar todos os tubos para ligar as suas instalações à caixa de passeio. Da caixa de ligação, situada na calçada, até a rede pública, a responsabilidade é da Cesan.
Fonte: ESHoje
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 19/10/2009 às: 05:32