Os usuários do Sistema Aquaviário - que deve ser retomado no segundo semestre do ano que vem - devem contar com o serviço de bilhetagem eletrônica para utilizar as lanchas, de acordo com a subsecretária Estadual de Mobilidade Urbana, Luciene Becacici. Os usuários também devem pagar apenas uma passagem para ter acesso ao Terminal, por meio de linhas exclusivas de ônibus.
A proposta de projeto de alimentação do Terminal Aquaviário por transportes coletivos será definida pela empresa que vai administrar a linha, segundo Becacici. O edital de licitação para viabilizar a linha piloto do sistema - entre Vitória e Vila Velha - está sendo finalizado e deve ser publicado até o final do ano.
Além da integração com os ônibus, também será analisada a construção de bolsões de estacionamentos e bicicletários próximos às plataformas. "Dentro da ótica da mobilidade, o aquaviário entra como um sistema complementar e o foco sempre será a multimodalidade. É utilizar os veículos de forma integrada, tirando proveito disso para garantir a mobilidade metropolitana", ressalta a subsecretária.
Para circular nas lanchas do Sistema Aquaviário, os usuários devem pagar um pouco mais do que o que é cobrado hoje pelo Sistema Transcol, mas o valor ainda não foi definido, segundo Becacici.
Estão previstas duas plataformas - uma, na Prainha de Vila Velha; e outra, na Praça do Papa, em Vitória. Três embarcações devem transportar os passageiro, com capacidade para 100 pessoas cada uma. O investimento para a aquisição das lanchas é da ordem de R$ 9 milhões. O sistema também será subsidiado pelo Governo do Estado.
A estimativa do governo é que haja uma demanda diária para o sistema de aproximadamente 4 mil pessoas, podendo variar depois da implantação. O aquaviário será retomado com a proposta de retirar carros do trânsito, entre Vitória e Vila Velha, especialmente na Terceira Ponte.
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 20/10/2009 às: 05:34