Um grupo de 16 pessoas entre representantes da prefeitura de Vila Velha e empresários dos segmentos da construção civil, comércio exterior, portuário, transportes e metalmecânico embarcam na noite de hoje para uma viagem de 12 dias à China. A missão passará a maior parte do tempo em Qingdao, cidade portuária com cerca de 8 mil habitantes, e a segunda maior cidade consumidora de produtos brasileiros na China.
Na agenda de viagem, um dos principais alvos é a montadora de veículos Chery. Representantes da empresa já sinalizaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o interesse em instalar uma unidade no Brasil, com investimento da ordem de US$ 7 milhões.
"Vila Velha será o primeiro município do país a visitar a montadora", destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Octaciano Neto. Como o grupo ainda não decidiu a localização, a expectativa é atrair o investimento para o município. Durante a viagem, o prefeito de Vila Velha assinará um "Protocolo de Irmanamento" com Qingdao.
Além de Qingdao, o grupo visitará empresas nas cidades de Shangai e Pequim. Nos contatos que terão com os chineses, os integrantes da comitiva apresentarão as potencialidades e as vocações do município de Vila Velha, por meio de panfletos e vídeos, e visitarão empresas exportadoras de eletroeletrônicos e dos setores têxtil e metalmecânico.
O objetivo principal é a atração de novos investimentos para o município. "Vamos conhecer o porto e visitar várias indústrias baseadas na China que estão interessadas em investir em outros países", conta Neto.
O prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, lidera a missão, formada por Neto e também pelo secretário de Finanças, Douglas Bianchi. A coordenação da agenda da viagem é feita pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 23/10/2009 às: 05:25