VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

www.VilaCapixaba.com                                   

 Home  / Eventos Contato Ajuda ?  /  Sugestões

, Espírito Santo -  Brasil.
 .

 

 VilaCapixaba

Sem título

 

Busca Notícias

 


Melhor Visualizado
15"  -  800 x 600 Pixels
17" - 1024 x 768 Pixels


E-Mail Vila Capixaba

Aviso Legal
Direitos Autorais

Fontes Bibliográficas
Política de Privacidade

Utilidade Publica

   
   

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

Notícias
Licenciamento é discutido nesta quarta em VV para definir código
 


A legislação prevista para licenciar os empreendimentos de Vila Velha, segundo a proposta de criação de um Código Ambiental Municipal, será discutida nesta quarta-feira (28), na Praínha, em Vila Velha. O tema é o último a ser discutido. A apresentação do novo código está prevista para a primeira quinzena de novembro.

A informação é do gabinete do vereador Babá (PT), que iniciou o debate junto à sociedade civil organizada e setor público para a criação de diretrizes ambientais do município, como o Movimento Vida Nova Vila Velha (Movive), Conselho Comunitário de Vila Velha, Faculdade Metodista, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), Secretaria municipal de Meio Ambiente e Câmara de Vereadores local. O debate conta também com as discussões de um grupo pelo e-mail codigoambiental vves@googlegroups.com ou o email comunicação@baba.blog.br

Segundo Babá, a preocupação é, inclusive, com as ocupações irregulares, os rios que se tornaram valões, as enchentes e poluição das praias e a falta de iniciativa para impedir a degradação na região.

O debate para a construção de um código ambiental municipal se deu através do seminário “O Código Como Ferramenta de Gestão Ambiental” e de uma série de reuniões que debateram a macrodrenagem do município, assim como seus depósitos de lixo, dragagem da baía de Vitória (já que as praias de Vila Velha são utilizadas como depósito da lama retirada da baía), entre outras.
O projeto do novo código, que é fundamentado na legislação e integrado ao Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), tem o objetivo de estabelecer normas de gestão ambiental e controle de fontes potencialmente poluidoras.

Segundo o documento, a administração do uso dos recursos naturais do município compreende, ainda, a observância das diretrizes norteadoras do disciplinamento do uso do solo e da ocupação territorial previstos na Lei Orgânica, no Plano Diretor Municipal (PDM) e demais normas do município.

Já sobre o licenciamento, o que se prevê são diretrizes voltadas principalmente para os empreendimentos que gerem emissões de gás carbônico. A intenção é evitar que estes empreendimentos se instalem em regiões urbanas, principalmente próximo a hospitais, creches, escolas, residências e áreas naturais protegidas.

Uma das propostas já aprovadas, por exemplo, diz respeito à competência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). A informação é que caberá à Semma, por exemplo, registrar, acompanhar e fiscalizar as concessões de direitos de pesquisa e de exploração dos recursos minerais no município de Vila Velha, por meio do licenciamento ambiental destas atividades. No exercício da fiscalização das atividades de mineração, quando o licenciamento for de competência estadual ou federal, a Semma poderá exigir estudos ou ações suplementares não contempladas no licenciamento.

Com o novo Código Ambiental, ficará mais fácil, por exemplo, proteger as Áreas de Proteção Permanente (APPs), como o Morro do Moreno, que vem sendo ocupado. Ao todo, já existem na região 30 construções, das quais 20 aproximadamente em terreno da União, construídas a partir de 1968.

O Código Florestal Federal, por exemplo, já impede construções em áreas com declividade superior a 30 graus.

A reunião desta quarta-feira (28) será realizada no Palácio dos Conselhos, ao lado da Delegacia da Mulher, na Praínha, Vila Velha, e é aberta à população.

Fonte: SeculoDiário

Enviado Por: Eliaro
Publicado em 29/10/2009 às: 05:26
 

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

 
Leia também

Vila Velha - Retirada do mastro na Barra do Jucu
Copa Vitória de Beach Handebol de Areia 2010
Estado terá R$ 6,5 bi para portos, e Vila Velha receberá mais cargas
Vá com fé em Vila Velha
Vila Velha - De capela mortuária a praças: câmara destina R$ 4 milhões para obras
Vila Velha reposiciona comerciantes na Praia da Costa
Praias: Mais ônibus no fim de semana
Vila Velha Verão 2010 segue com programação variada na Praia da Costa
Vila Velha se prepara para crescer pelo lado Oeste
Prorrogadas inscrições para processo seletivo da Educação em Vila Velha

 
           

VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

     Copyright © 2004 - 2010 VilaCapixaba. Todos os Direitos Reservados.