VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

www.VilaCapixaba.com                                   

 Home  / Eventos Contato Ajuda ?  /  Sugestões

, Espírito Santo -  Brasil.
 .

 

 VilaCapixaba

Sem título

 

Busca Notícias

 


Melhor Visualizado
15"  -  800 x 600 Pixels
17" - 1024 x 768 Pixels


E-Mail Vila Capixaba

Aviso Legal
Direitos Autorais

Fontes Bibliográficas
Política de Privacidade

Utilidade Publica

   
   

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

Notícias
Ambiental de Vila Velha quase pronto: apresentação em novembro
 


O Código Ambiental Municipal de Vila Velha está praticamente pronto. Seu texto final foi definido na noite desta quarta-feira (28), em reunião com entidades organizadas e poder público, e entre as medidas está prevista maior fiscalização às áreas ambientais ocupadas de forma irregular e uma contribuição do poluidor ou degradador que utiliza recursos naturais do município para fins econômicos.

Dividido em quatro capítulos, o código ambiental próprio para o município de Vila Velha começou a ser discutido no seminário “O Código como ferramenta de gestão ambiental”, promovido em agosto pelo vereador Babá (PT). Segundo ele, a idéia era despertar um olhar mais atento para o meio ambiente local. Na ocasião, ele reclamava dos rios do município, que viraram valões, e os constantes alagamentos, que diminuem a qualidade de vida da população.

Neste contexto, está previsto no código, por exemplo, que a supressão de vegetação em área de preservação permanente somente será autorizada em caso de utilidade público ou de interesse social e com o aval do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Vila Velha. Está prevista ainda consulta pública e Estudo de Impacto Ambiental (EIA).

Segundo o código, é a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Vila Velha que terá a competência de licenciar empreendimentos e atividades de impacto local, ouvindo, quando couber, os órgãos ambientais da esfera estadual e federal.

As empresas que poluíram ou impactaram o meio ambiente, independentemente de possíveis sanções civis, serão obrigadas a reparar seu dano, bem como adotar medidas preventivas.

Na tentativa de fortalecer e assim efetivar as medidas previstas, também está previsto no código o incentivo à pesquisa e ao estudo cientifico e tecnológico direcionado ao uso sustentável e à proteção. A expectativa é detectar as potencialidades locais e propor modelos e sistemas de significativo interesse ecológico.

Entre as pontuações feitas por ambientalistas sobre o código, destaca-se a necessidade de diretrizes visando à proteção dos recursos hídricos, inclusive de forma integrada com os demais municípios que são banhados pelo rio Jucu, responsável, junto com o rio Santa Maria da Vitória, pelo abastecimento da Grande Vitória e que se encontra em avançado grau de degradação.

A previsão é que a apresentação do Código Ambiental de Vila Velha ocorra no próximo dia 23 de novembro. Entretanto, a data está sujeita a mudanças. Isso porque a população poderá opinar, sugerir e criticar o código através do endereço http://baba.blog.br, o que pode atrasar o processo.

Fonte: SeculoDiário

Enviado Por: Eliaro
Publicado em 30/10/2009 às: 10:07
 

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

 
Leia também

Vila Velha - Retirada do mastro na Barra do Jucu
Copa Vitória de Beach Handebol de Areia 2010
Estado terá R$ 6,5 bi para portos, e Vila Velha receberá mais cargas
Vá com fé em Vila Velha
Vila Velha - De capela mortuária a praças: câmara destina R$ 4 milhões para obras
Vila Velha reposiciona comerciantes na Praia da Costa
Praias: Mais ônibus no fim de semana
Vila Velha Verão 2010 segue com programação variada na Praia da Costa
Vila Velha se prepara para crescer pelo lado Oeste
Prorrogadas inscrições para processo seletivo da Educação em Vila Velha

 
           

VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

     Copyright © 2004 - 2010 VilaCapixaba. Todos os Direitos Reservados.