Vereadores de Vila Velha retiraram no início da noite desta quinta-feira (12), o pedido de urgência para votação de um projeto que proíbe a propaganda abusiva em locais de mananciais ambientais, matas e florestas, próximo a leitos de rios, marquises que cubram prédios históricos, casarios e demais. O problema é que, segundo representantes das empresas de mídia externa, a matéria, se aprovada dará a uma única empresa de comunicação visual, o monopólio sobre toda a mídia externa do município (outdoors, cartazes, letreiros, etc).
O vereador Ozias José Pereira, autor do projeto original, disse que também é contra a existência do monopólio e se este se configurar votará contra. Doze vereadores, no entanto, apresentaram um substitutivo ao projeto original gerando toda a polêmica.
Nele, os vereadores dão à concessionária da mídia oficial a exclusividade também da mídia externa privada, o que gerou todo protesto das empresas de propaganda de Vila Velha.
Para o vereador João Batista Gagno, o Babá, em suas diretrizes gerais, o projeto é até muito bom para a cidade de Vila Velha, porque trata de questões como a poluição visual, a normatização da atividade, a padronização da mídia e dos locais onde ele poderia ser afixada, mas ele também trás dificuldades para as empresas do ramo no município, o que deixaria muita gente sem emprego e as empresas sem poder operar, o que geraria um monopólio pouco interessante.
O presidente da Associação das Empresas de Mídia Externa de Vila Velha, Sandro Vargas, disse que acha estranho que após a apresentação de um projeto que disciplinaria a propaganda na cidade, com o apoio das empresas do setor, os outros vereadores tenham apresentado este substitutivo beneficiando uma única empresa e retirando as outras do mercado. "Qual é o interesse por trás disso tudo?", questiona o empresário.
Segundo Sandro, ninguém é contra a concessão da mídia pública que já existe. O que a associação não admite é a perda do espaço na mídia privada. "Esta Câmara está tentando privilegiar uma única empresa em detrimento das demais", argumentou.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 13/11/2009 às: 17:48