Os próximos meses serão de muito trabalho na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). É quando acontece a campanha de erradicação da rubéola, de 09 de agosto a 12 de setembro, e o alvo da mobilização são homens e mulheres de 20 a 39 anos de idade. Uma equipe da Semsa participou de um treinamento sobre a campanha, em junho, em Nova Almeida.
O treinamento foi dividido em dois encontros. O primeiro foi realizado, em maio, na cidade mineira de Belo Horizonte, quando participantes do Brasil todo receberam informações sobre a vacinação em seus estados. A segunda reunião foi destinada especificamente aos dados municipais.
“Esses treinamentos foram realizados para nos ajudar na preparação e no planejamento da campanha”, explica Cristina Barcellos, coordenadora do Programa de Imunização da Vigilância Epidemiológica de Vila Velha.
Alerta aos homens
Segundo a coordenadora, a rubéola é uma doença geralmente ligada a mulheres e crianças, mas o número de casos diagnosticados em pessoas do sexo masculino também tem ganhado destaque. “As campanhas passadas não incluíam os homens, pois a rubéola congênita – que é transmitida da mãe para feto – é a forma mais grave da doença. Mas houve um aumento de casos entre os homens, por isso, a campanha agora vai ser direcionada a adultos de ambos os sexos”, analisa.
Em 2007, o país registrou 8.156 casos de rubéola, sendo que 70% deles em pacientes do sexo masculino, conforme informações do Ministério da Saúde. No Espírito Santo, foram confirmados 73 casos em 2007.
Maior campanha de vacinação do mundo
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola pretende imunizar 70 milhões de pessoas este ano. Esta será a maior mobilização do gênero em todo mundo. A segunda maior campanha de vacinação mundial foi realizada em 1992, quando o Brasil vacinou 52 milhões de crianças e adolescentes contra o sarampo.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha - ES
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 17/07/2008 às: 0-2:37