O Jesus Vida Verão, maior evento gospel do Estado, será realizado na Praia da Costa até o verão de 2011, mas com número de dias reduzidos. Este ano o evento será realizado de quinta a domingo em um único final de semana ou sexta e sábado em dois finais de semana. Nos últimos anos o Jesus Vida Verão ocorreu nos três primeiros finais de semana de janeiro, todas as sextas e sábado. A intenção do Ministério Público Estadual, que propôs a redução de dias até 2011, é que em 2012 o evento não ocorra mais na Praia da Costa.
De acordo com o promotor Jean Claude de Oliveira, a última edição do Jesus Vida Verão provou que a Praia da Costa não tem mais condições de abrigar o evento. Em um único dia, a Polícia Militar registrou a presença de 100 mil pessoas. O fato provocou problemas no trânsito e para moradores do bairro. O que o MPEs quer, segundo Jean Claude, é que haja diálogo entre as partes envolvidas e que todas aceitem ceder em alguns pontos para que em 2010 o evento ocorra em outro local.
"A par das duas propostas referentes aos dias para realização do evento em 2011, nós vamos mudar a localização do palco, exigir acessos privilegiados para ambulâncias; mais banheiros para a população e uma outra série de coisas. Essas são algumas características para minimizar o desconforto causado aos moradores que a prefeitura e o Ministério Público vão exigir da organização. É preciso saber ceder para alcançar o resultado que a gente quer, que é realocar o evento, pois o local não comporta mais", disse o promotor.
Para cumprimento das exigências que serão feitas, o Ministério Público vai criar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com normas a serem seguidas pela organização do evento. O secretário de Defesa Social de Vila Velha, Ledir Porto, disse que a prefeitura compactua com o MPE, admitindo que a Praia da Costa realmente não tem mais condições de abrigar o Jesus Vida Verão. Para o ano que vem, uma das propostas da prefeitura será deslocar o palco para a faixa de areia localizada na saída da avenida champagnat.
A discussão sobre a permanência do Jesus Vida Verão na Praia da Costa aconteceu nesta terça-feira (17) entre prefeitura, Polícia Militar, Ministério Público e moradores. No início da reunião, representantes dos moradores da Praia da Costa relutaram contra a permanência do Jesus Vida Verão, mas acabaram cedendo as propostas de redução de dias, desde que em 2012 não ocorra mais na orla da praia.
"O local é muito pequeno e a participação do público do evento cresceu muito. Eu acho que fazer um acordo e pensar em realocar esse evento é uma ideia inteligente e sábia. Nós temos que ser inteligentes", destacou um dos membros do Conselho Comunitário de Vila Velha, Jessi Evaristo Santos, .
Na próxima semana, uma nova reunião está marcada para ocorrer na promotoria de Vila Velha com os organizadores do Jesus Vida Verão para apresentação das propostas. A partir desse encontro, eles que terão que decidir os melhores dias para realizar o evento, pensando em uma nova já para 2012.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 17/11/2009 às: 18:39