Dezenove anos depois de ser inaugurado, o Terminal de Vila Velha vai ganhar 2.000 m² dentro das obras de ampliação e modernização do local. Nesta quarta-feira (16), a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) abriu licitação pública para a elaboração do projeto. Após a obra, o terminal contará com maiores áreas de embarque e desembarque de passageiros, novo sistema viário interno e externo, novos sanitários, lanchonetes e bicicletário.
De acordo com a Ceturb, atualmente, uma média de 50 mil usuários passam diariamente pelo Terminal Vila Velha, por onde circulam 13 linhas troncais, que dão acesso aos demais terminais do Sistema Transcol, e 13 linhas alimentadoras, que dão acesso aos bairros do município. A área total, que atualmente é de 8.500m², passará a ser de 10.500m².
O edital de licitação para a contratação dos serviços especializados de arquitetura e engenharia está disponível no site da Ceturb e na sede da companhia, localizada na rua José de Carvalho, s/nº, Ilha de Santa Maria, Vitória. As propostas poderão ser entregues até as 14 horas do dia 30 de julho, quando será iniciada a abertura dos envelopes.
Benefícios
As obras irão adequar a estrutura física do terminal, inaugurado em 1989, às atuais necessidades dos usuários, ampliando a capacidade de atendimento e oferecendo melhores condições de circulação interna e externa, de distribuição dos pontos de parada e de organização das filas.
Além disso, o Terminal Vila Velha será desafogado com a inauguração do Terminal Itaparica, para onde serão transferidas diversas linhas, principalmente as que oferecem acesso às regiões de Terra Vermelha, Araçás e Itaparica.
Ampliação
Os serviços de ampliação incluem as áreas de embarque e desembarque de passageiros (plataformas), sistema viário interno e externo, instalação de sinalização horizontal e vertical, baias das linhas alimentadoras em 45º, a construção de mais um conjunto de sanitários, composto por banheiros feminino, masculino e família (equipado com fraldário). Também haverá novas guaritas de controle de acesso, projeto paisagístico e bicicletário
Fonte: Gazeta Online
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 17/07/2008 às: 0-2:38