Neymara Carvalho pode bater no peito e dizer que é a melhor mulher de todos os tempos a surfar numa prancha de bodyboard. Ontem, as ondas das Ilhas Canárias, na Espanha, consagraram essa capixaba da Barra do Jucu, em Vila Velha, como a única pentacampeã mundial na história do esporte.
“Estou muito feliz. O penta era um objetivo pessoal. O mar pequeno não ajudou no último dia, mas deixei na mão de Deus e fui coroada. A Barra do Jucu e todo o Espirito Santo podem fazer a festa”, disse Neymara.
A conquista foi suada. Neymara brigava palmo a palmo com a dona da casa, a espanhola Eunate Aguirre. Quem vencesse a etapa seria a campeã.
Mas, para complicar, a carioca Jéssica Becker, íntima dos capixabas, também tinha chances, precisando vencer e torcer para Neymara e Eunate não chegarem à final. Não deu outra.
Tirando o fôlego do público, Eunate Aguirre caiu nas semifinais, perdendo o duelo para Jéssica. Em seguida, Neymara também foi batida pela cearense Isabella Souza, até então quinta do ranking.
Neymara ficou na dependência de sua algoz para ser penta. Da areia e só na torcida, Neymara viu Isabella tirar uma nota relativamente baixa, 10,5, mas suficiente para superar o 8,25 de Jéssica e garantir o penta à capixaba. “Em 2010 pretendo focar nos melhores eventos e viajar para terminar o projeto do meu filme (sobre sua vida), eu preciso de um tempo das competições para voltar em 2011 ainda mais motivada”.
O tetra, em 2008, havia posto Neymara ao lado de Glenda Koslowski e Stephanie Petersen. Agora, a capixaba reina sozinha no topo do “planeta água”.
Disputa equilibrada
5.420 pontos
Essa foi a pontuação que levou Neymara Carvalho à conquista do quinto título mundial. A capixaba ficou só 15 pontos à frente de Eunate Aguirre e com 30 pontos a mais que Jéssica Becker.
"Estou muito feliz por mais esse título. Era meu objetivo pessoal ser pentacampeã do mundo. A Barra do Jucu e o Espírito Santo devem estar em festa ”
Neymara Carvalho , bodyboarder capixaba
A trajetória da pentacampeã mundial
Nome: Neymara Carvalho
Idade: 33 anos
Heptacampeã brasileira: 1999, 2000, 2002, 2004, 2005, 2006 e 2007
Títulos mundiais:
2003 - Tendo vencido a etapa de Portugal e sido vice na do Havaí, Neymara viu as demais etapas serem canceladas e recebeu a confirmação de seu título por email
2004 - Foi o ano do bicampeonato, que tirou qualquer dúvida sobre sua superioridade em relação às demais
2007 - Depois de engravidar e dar à luz sua filha Luna (2005), Neymara já havia sido vice mundial (2006) e deu uma aula de bodyboard ao longo da temporada, sagrando-se tri, aos 31 anos
2008 - Depois de um começo ruim, Neymara deu uma brilhante arrancada, levando a decisão para as Ilhas Canárias, onde apenas na última bateria garantiu o tetra sobre a carioca Jéssica Becker
2009 - Numa briga ferrenha com a espanhola Eunate Aguirre e Jéssica Becker, Neymara é penta com uma mãozinha da cearense Isabella Souza, que venceu Eunate, na semifinal, e Jéssica, na final da última etapa.
Masculino
Já Guilherme Tâmega e Uri Valadão, que brigavam pelo título do circuito masculino, foram eliminados na etapa espanhola, vencida pelo local Diego Cabrera, e viram o havaiano Jeff Hubbard sagrar-se campeão do mundo.
Fonte: Jornal AGazeta