A Prefeitura de Vila Velha em parceria com instituições e associações vai investir, no próximo ano, R$ 4,6 milhões na capacitação de 16.556 pessoas. As vagas serão distribuídas por 12 programas de qualificação, com 53 cursos voltados, principalmente para atender à demanda dos principais arranjos produtivos do município.
O Plano Municipal de Qualificação (PMQ) será lançado amanhã, às 16 horas, no Teatro Municipal, na Praça Duque de Caxias, no centro de Vila Velha. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Octaciano Neto, o plano tem a meta audaciosa de capacitar mais de 16 mil trabalhadores e gestores no período de um ano.
O plano, explica o secretário, “é uma ferramenta que propicia a preparação dos trabalhadores para as necessidades do mercado de trabalho, promovendo o aperfeiçoamento técnico de profissionais formais e informais, lideranças, instituições de apoio, representação de microempresas, empresas, e associações”.
Vila Velha possui uma área de 208, 820 km2, população superior a 407 mil habitantes e tem o maior percentual de empresas do Estado. Nos últimos três anos, foram abertas mais de 5 mil empresas no município, proporcionando um aumento de 28.139% na geração de empregos.
“Para atender a demanda crescente, necessitamos oferecer aos profissionais de Vila Velha, aperfeiçoamento técnico e gerencial, potencializando a produtividade e fomentando a geração de empregos através de formação intelectual, técnica e cultural”, ressalta Neto.
Os recursos para a capacitação dos trabalhadores e empreendedores de Vila Velha virão do próprio município e dos parceiros (governo federal, por meio de vários ministérios, governo estadual, Sebrae, e BNDES). As aulas para os cursos começam a ser ministradas em março e terminarão até o final de novembro.
As inscrições para o preenchimento das vagas serão todas feitas pela internet, no site da Prefeitura de Vila Velha, a partir do próximo dia 15. Segundo o secretário de Desenvolvimento, se houver grande procura por determinados cursos, a municipalidade poderá disponibilizar outras turnas. Nos meses de janeiro e fevereiro, explicou, serão feitas as adequações e os ajustes necessários para que as aulas comecem no início de março.
Veja os programas que serão oferecidos
Sine
Programa de qualificação social e profissional (Planteq), 303 vagas
Jovem
Programa Pró-jovem trabalhador, 1.000 vagas
Social
Qualificação social e profissional de trabalhadores, 1.113 vagas
MPE
Capacitação para microempresas e empresas de pequeno e médio porte, 240 vagas
Digital
Capacitação para sistema de gestão da rede do Projeto
Cidade Digita, 10 vagas
Inclusão
Centro de Acessos as Tecnologias para Inclusão Digital, 40 vagas
Crédito
Agentes para o programa Nossocrédito, 800 vagas,
comércio
Projeto Comércio Total, 10.640 vagas
Solidária
Curso de design de produtos, 50 vagas
Pescadores
Programa de Inclusão Digital das Comunidades Pesqueiras, 180 vagas
Pescado
tQualificação na área do pescado (filetagem), 180 vagas
Gestão
Curso de Gestão Empresarial e capacitação de empreendedores individuais, 2 mil vagas
Inscrições
A partir de 15 de dezembro, no endereço www.vilavelha.es.gov.br
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 08/12/2009 às: 19:14