“Estamos presos em casa e os bandidos estão soltos”. O desabafo da moradora da Praia da Costa Marlene Weber resume o sentimento de quem convive com a violência diariamente. Na tarde de ontem (10), ela e outros 60 manifestantes protestaram no cruzamento da Avenida Hugo Musso com a Rua Alda Siqueira Mota contra o aumento de assaltos e de andarilhos, moradores de rua e viciados nas ruas internas do bairro.
A indignação parece ter surtido efeito. As ruas da Praia da Costa, Itaparica e Itapoã devem receber, até dezembro de 2012, cerca de 500 câmeras de videomonitoramento. A expectativa é do secretário de Defesa Social do município, Ledir Porto, que compareceu ao protesto organizado por moradores e empresários da Praia da Costa.
Com faixas “Cadê o prefeito?” e “Cadê a polícia?”, cerca de 60 manifestantes participaram da manifestação. Motoristas que passavam eram incitados a buzinar e a aderirem ao protesto. Na última quarta-feira, os organizadores do protesto chegaram a dizer que a sensação de insegurança nas ruas do bairro aumentou após a instalação de câmeras de videomonitoramento na orla.
De acordo com o secretário de Defesa Social, no entanto, haverá investimentos também no sistema para vias internas da cidade. "Estamos licitando a central para 100 câmeras de videomonitoramento. Penso que, em 30 dias, a central já comece essa ampliação. O ideal para todo o município, não sei quantificar, mas seriam mais de mil câmeras, nos pontos estratégicos da cidade”, diz. Ele acredita que, futuramente, seja possível instalar de 300 a 500 câmeras. (Com informações de Eduardo Fachetti)
"A gente se sente muito inseguro. Eu mesma já fui assaltada quatro vezes em Itapoã e na Praia da Costa”
Renata de Souza empresária
"Estamos licitando uma central para 100 câmeras de videomonitoramento. Em 30 dias, deve começar ampliação”
Ledir Porto Secretário de Defesa Social
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 11/12/2009 às: 13:20