A partir de janeiro do ano que vem o Convento da Penha vai ganhar um novo guardião. Frei Valdecir Schwambach será o frei mais novo da história do Santuário da Penha a assumir a coordenação. Com apenas 30 anos de idade ele substituirá o frei Bertolino Tholl que foi transferido para uma paróquia na cidade de Chopinzinho, no Paraná. A escolha pegou o jovem frei de surpresa. Ele contou que estava praticamente decidido a sair do Estado para estudar.
"É uma grande responsabilidade espiritual e administrativa. O frade que exerce essa função de guardião tem a primeira função de dinamizar a parte espiritual tanto do Santuário como da vida dos franciscanos. E a segunda é cuidar da parte burocrática quanto aos funcionários e a gerência em si do Convento. Me sinto muito novo para isso, mas conto com a graça de Deus e de Nossa Senhora da Penha vou conseguir realizar um bom trabalho", destaca.
Valdecir Schwambach pertence à Ordem dos Frades Menores. Ele foi ordenado padre em 2000 e frade em 2008. Valdecir já mora no Convento há dois anos, dividindo as escalas de missas com os demais freis. O novo guardião vai ter a missão de continuar atraindo os três milhões de fiéis que passam por ano no Santuário.
"O Convento é um centro de atração do capixaba e de pessoas de outros Estados do Brasil. É um ponto de referência espiritual. Fica para mim e para os novos freis que estão chegando a missão de acolher bem a todas as pessoas e fornecer aquilo que eles vieram buscar aqui, que é um conteúdo de espiritualidade e uma palavra amiga. Podemos ao menos nos sentir convocados e provocados a ajudar essas pessoas, que são muitas, que nos visitam", disse.
O atual guardião do Convento da Penha, Frei Bertolino Tholl, destaca a comemoração dos 450 anos do Convento como uma de suas principais ações realizadas ao povo capixaba. Neste período, frei Bertolino ressalta que pela primeira vez a imagem de Nossa Senhora da Penha percorreu todo Estado.
A Carta de Nomeação deve chegar até o final deste mês aos freis. Após o recebimento, eles dão início a nova função. Outros dois religiosos chegarão ao Convento da Penha a partir de janeiro: frei Cláudio Guski, que vem do Rio de Janeiro e Florisvaldo de Toledo que vem de São Paulo.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 18/12/2009 às: 05:16