Mais de três mil pessoas são esperadas nas homenagens a São Benedito, nos dias 26 e 27 de dezembro, na Barra do Jucu. A tradicional festa será promovida pelas bandas de congo Mestre Honório, Mestre Alcides e Tambores de Jacarenema, a partir das 15 horas, e tem um percurso de quatro horas.
No sábado (26), os festejos têm início com Banda de Congo Mestre Honório, que vai reunir os devotos na casa do Mestre Daniel, na rua principal da Barra do Jucu.
Já no domingo (27), a concentração das bandas Mestre Alcides e Tambores de Jacarenema será em frente à casa da Dona Dorinha, com saída às 16 horas. De lá, o cortejo passa pelo centro da Barra e segue para a Barrinha/Boca da Barra, para a puxada dos mastros das bandas. A próxima parada é a casa dos “festeiros” – um casal tradicional do bairro, neste ano representado por Regina e Genário Silva.
De lá, o percurso segue para a Casa da Cultura e Cidadania e para a praia, onde será fincado o primeiro mastro, da Banda de Congo Mestre Alcides. O ponto final é a Igreja de São Pedro, onde será fincado o mastro da banda Tambores de Jacarenema. A retirada será no dia 24 de janeiro.
O ritual é tradição na região e faz parte da cultura dos moradores de Vila Velha. A festa acontece em homenagem ao naufrágio de um navio negreiro na Costa de Nova Almeida – Navio Palermo. Alguns escravos conseguiram se salvar graças ao mastro do navio, que continha uma imagem de São Benedito. Então, decidiram prestar homenagem ao santo pela conquista e, até hoje, a data é lembrada.
Fonte: PMVV
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 19/12/2009 às: 06:03