Quem não se lembra do Casaca? A banda, que já animou muitos shows no Espírito Santo e no Brasil, além de participações em diversos festivais, alguns extintos como o "Dia D", completa 10 anos de carreira no último dia de 2009.
Parece que foi ontem que nove meninos da Barra do Jucu se juntaram para fazer "um som" no show da virada em 1999 na Praia da Concha. A partir daí o Brasil pôde conhecer um pouco da cultura do Espírito Santo que chegou até Marte - a música "Da Da Da" despertou o robô da Nasa Spirit em Marte, em 11 de janeiro de 2004.
Essa canção foi parar em Marte por causa de um engenheiro da Nasa que é brasileiro e fã da banda. Na época, a Nasa alegou que a música foi escolhida pois o fonema "da da da", não tem um significado explícito, sendo assim compreendido em todas as línguas.
Como resultado de todo o trabalho apresentado, o Casaca por onde passa arrasta o público para os shows. O ápice definitivo e consagrado foi no show do dia 03 de janeiro de 2002, quando 40 mil pessoas se divertiram ao som da banda na Praia de Camburi, em Vitória.
Nessa trajetória o Casaca lançou três CDs, sendo um pela gravadora Sony Music, e dois singles, chegando a marca de aproximadamente 50 mil CDs vendidos.
"Uma banda que nasceu sem pretensão nenhuma, que ganhou o Espírito Santo e de lá pra cá a gente acabou viajando o mundo, aprendeu muita coisa e conheceu muita gente. O nosso maior objetivo é levar a música do Espírito Santo num local onde tenha mais respeito na música do Brasil", analisa Renato Casanova, vocalista da banda.
Nesse meio tempo a banda já passou por três formações. Renato acredita que pelo tamanho do grupo é comum essa rotatividade. "Nossa banda já mudou algumas vezes por ser uma banda grande e a tendência do músico é se aperfeiçoar. A gente ainda foi conhecendo tendências musicais na Europa onde alguns ficaram e outros resolveram fazer projetos particulares", conta.
Para comemorar estes 10 anos, a banda realiza uma série de atividades marcando as comemorações. Tudo vai começar com o show da virada, no dia 31, na orla de Itaoca. O show será aberto ao público e está marcado para às 23h30. No dia seguinte eles partem para Conceição da Barra, onde realizam outro show gratuito, às 23h.
A banda Casaca ainda prepara para as comemorações dos seus 10 anos um disco novo, a gravação do primeiro DVD da banda, novos formatos de shows - como: luau do Casaca e Casaca Elétrico - e uma turnê especial.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 05/01/2010 às: 08:04