Nesta quarta-feira (07), foi aprovado pela Assembléia Legislativa o projeto de lei que autoriza o governo do Estado doar à União uma área de 54.217 metros quadrados, localizada entre os bairros de Soteco e Santa Inês, em Vila Velha. No local será implantada uma unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). A área pertence à antiga Companhia de Habitação e Urbanização do Espírito Santo (COHAB) e fica localizada na Avenida Ministro Salgado Filho, S/Nº.
Há um mês, o governador Paulo Hartung encaminhou o projeto para o Legislativo. Segundo o diretor do Cefetes, Jadir José Pella, a expectativa é que o projeto da nova unidade esteja concluído ainda este ano e que as aulas possam começar a partir do segundo semestre de 2009. A unidade terá capacidade para 1.200 alunos, sendo 50% para formação técnica, integrada ao Ensino Médio; 20% para a formação de professores; e 30% para outros cursos, inclusive de formação superior, como engenharia, por exemplo.
Os cursos oferecidos pelo Cefetes de Vila Velha ainda serão definidos, mas a tendência é que a unidade ofereça formação nas áreas de saúde, gastronomia, turismo e química, entre outras.
O Cefetes de Vila Velha irá se integrar a uma rede de outras 12 unidades espalhadas pelo Estado. Através de um esforço da bancada federal junto ao Governo Federal, o Ministério da Educação autorizou a ampliação da rede de formação técnica no Espírito Santo.
Em breve, serão abertas novas unidades também em Nova Venécia, Linhares, Aracruz, Guarapari, Ibatiba e Venda Nova do Imigrante. Essas unidades se juntarão àquelas que já estão em funcionamento: Vitória, São Mateus, Cariacica, Serra, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.
Fonte: Gazeta Online
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 07/05/2008 às: 19:40