Neste sábado (02), os moradores e freqüentadores da praça Djalma Miranda Rodrigues, do bairro Novo México, vão apreciar a próxima edição do Chorinho nos Bairros, a partir das 20 horas, com o show de cavaquinho de Raimundo Machado e Grupo. Ainda neste mês, no dia 16, o projeto visitará a pracinha do bairro Paul, com o show de Tião de Oliveira e Regional.
O Chorinho nos Bairros – promovido pela Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura – já levou a música brasileira aos bairros de Coqueiral de Itaparica, Santos Dumont, Cobilândia, Ibes, Praia das Gaivotas e Itapoã. Entre os grupos que tocaram no projeto, estão o Quarteto Choramingando, Seu Chiquinho e Grupo, Regional Canela Verde e Tião de Oliveira e Regional Jorge.
Durante as apresentações, o público tem a oportunidade de ouvir artistas locais, homenageando os mais importantes e conhecidos músicos capixabas e brasileiros, como Pixinguinha, César Camargo Mariano, Maurício de Oliveira e Waldir de Azevedo.
O secretário adjunto de Cultura, Alvarito Mendes Filho, informou que todas as atrações são de Vila Velha, e o projeto, além de levar diversão para os moradores dos bairros, incrementa a atuação destes músicos no mercado de trabalho.
“Queremos valorizar e popularizar o chorinho com as novas gerações. Este ritmo, que é considerado o jazz brasileiro, fala das nossas raízes, valorizando a cultura local. Sem contar que é também uma opção de lazer cultural para os moradores e visitantes desses bairros”, avaliou.
Atração
Em 1988, foi para Portugal, onde se apresentou em bares, restaurantes, cassinos, além de um cruzeiro marítimo entre Lisboa e Ilha da Madeira. Em 1996, já no Brasil, deu continuidade ao seu trabalho e passou a fazer parte do grupo H2O. Durante três anos, ministrou aulas de cavaquinho na Escola de Música do Espírito Santo (Fames). Atualmente, toca com grandes nomes do samba e do choro capixaba, como Tião de Oliveira, Colibri, Antônio Paulo, Aylton Borges, Roberto Ramiro, José Benedito Gomes
Raimundo Machado Filho resolveu se dedicar ao trabalho com a música após concluir o curso de Economia. Começou tocando em Vitória, nos bares e restaurantes, e participando das tradicionais rodas de samba e de choro. Tempos depois, com a ajuda do maestro Jaceguay Lins, teve a possibilidade de se aproximar do grande mestre do cavaquinho, o músico Henrique Cazes, do qual se tornou aluno e amigo.
Mais informações: 3185-5786 ou 3185-5784.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha - ES