Os alunos do ensino médio de escolas da rede pública do Estado, a partir de setembro, poderão concorrer a 1.200 vagas em cursos técnicos de nível médio na rede privada. É o programa Bolsa Sedu, que prossegue com as ações de um ensino diferenciado para estes jovens.
Nesta etapa do projeto, que acontece até o próximo dia 7 de agosto, podem participar da seleção as unidades de ensino especializadas em nível técnico, nos municípios de Vitória, Serra, Vila Velha, Viana, Cariacica, Guarapari, Linhares, Nova Venécia e Aracruz.
A divulgação das escolas aptas a oferecerem os cursos será feita em duas etapas: no próximo dia 8 de agosto será aberto o primeiro envelope de pré-qualificação, que está relacionado à documentação de natureza cadastral e jurídica. Já no próximo dia 11, será feita a abertura do segundo envelope cujos documentos são de natureza técnico-educacional. O resultado final das instituições de ensino escolhidas será divulgado no próximo dia 19 de agosto.
Os documentos de pré-qualificação e propostas técnicas deverão ser entregues na Secretaria de Estado da Educação (Sedu) localizada na Avenida César Hilal, 1111, em Santa Lúcia , Vitória.
A análise da documentação de pré-qualificação será baseada nos critérios de regularidade formal dos documentos e sua autenticidade; e na conformidade com as exigências estabelecidas pelo edital.
Já a documentação que deverá conter no segundo envelope são: Resolução do Conselho Estadual de Educação que autoriza/ reconhece o(s) curso(s) ou ato legal equivalente; comprovação do quantitativo de vagas na oferta do curso devidamente autorizados pelo Conselho Estadual de Educação (CEE); declaração de que possui em seu quadro permanente pessoal docente e demais profissionais detentores de capacidade técnica e disponíveis para a execução de sua proposta; declaração de que possui estrutura física, pedagógica, laboratórios (para os cursos onde são exigidos) e equipamentos específicos, adequados e disponíveis para a execução da proposta, (apresentar a relação das instalações, equipamentos e outros recursos para uso no curso) e o plano de realização de estágio supervisionado.
Para definição dos cursos a serem ofertados foi realizada uma pesquisa para conhecimento da realidade nas regiões onde estarão localizadas as instituições de ensino. Atendendo a essas características, o Bolsa Sedu irá ofertar cursos como Técnico em Mecânica, Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Automação, Técnico em Instrumentação e Técnico em Metalurgia, por exemplo.
O ensino técnico que será aplicado nas instituições de ensino serão favoráveis para a atuação dos formandos em qualquer lugar do país.
Seleção de alunos
Em uma etapa posterior, a Sedu irá publicar, entre agosto e setembro, o Edital de seleção e matrícula de alunos candidatos às bolsas de estudo. Serão beneficiados alunos que tenham estudado as três séries do Ensino Médio e/ou concluintes do 3º ano do Ensino Médio da escola pública estadual, municipal e federal e de instituições filantrópicas de Movimento de Educação Promocional do Estado, da Campanha Nacional das Escolas da Comunidade e as de Educação Especial para portadores de deficiência.
A seleção de alunos será realizada pela Secretaria em parceria com as instituições selecionadas, mediante a aplicação de provas de Português e Matemática, Física, Química e Biologia com conteúdos estudados no ensino médio, destacando as habilidades e competências quanto a leitura e interpretação e ao raciocínio lógico-matemático.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 01/08/2008 às: 21:36