A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) faz um alerta a proprietários de estabelecimentos alimentícios de Vila Velha: falsos fiscais estão se passando por funcionários da Vigilância Sanitária (Visa) e cobrando contribuições financeiras para a festa de lançamento do Selo de Qualidade 2009. A prática é ilegal e não tem qualquer ligação com a prefeitura. As denúncias devem ser feitas pelo telefone 0800-283-9059 (Ouvidoria).
"Isso é extorsão", alerta a secretária de Saúde, Márcia Andriolo. "A prefeitura não faz nenhuma cobrança para financiar eventos. Os proprietários desses estabelecimentos devem ficam atentos. Os fiscais da Vigilância Sanitária agem devidamente uniformizados e devem apresentar carteira de identificação". Segundo a secretária, cinco reclamações de cobrança indevida foram feitas só nas duas últimas semanas.
Selo Qualidade
Todo o processo que precede a entrega do Selo de Qualidade é baseado na orientação e no apoio aos estabelecimentos. Em abril, a Semsa promoveu cursos de boas práticas na manipulação de alimentos, que capacitaram donos e colaboradores de estabelecimentos alimentícios de Vila Velha sobre uma série de requisitos relacionados à qualidade do local e às condições sanitárias de trabalho.
A partir daí, a Visa visitou os estabelecimentos, oferecendo orientações e notificando situações irregulares. Outras visitas de acompanhamento das notificações ainda serão realizadas nos próximos meses, antecedendo a entrega do Selo, que está prevista para novembro.
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 05/08/2008 às: 20:44