VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

www.VilaCapixaba.com                                   

 Home  / Eventos Contato Ajuda ?  /  Sugestões

, Espírito Santo -  Brasil.
 .

 

 VilaCapixaba

Sem título

 

Busca Notícias

 


Melhor Visualizado
15"  -  800 x 600 Pixels
17" - 1024 x 768 Pixels


E-Mail Vila Capixaba

Aviso Legal
Direitos Autorais

Fontes Bibliográficas
Política de Privacidade

Utilidade Publica

   
   

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

Notícias
Projeto Seis e Meia apresenta Toninho Horta e Chico Lessa
 


Música de qualidade com hora marcada no dia 14 de maio, às 18h30, no Theatro Carlos Gomes, acontece mais uma edição do ‘Seis e Meia’. São atrações da noite o compositor, cantor e instrumentista mineiro Toninho Horta e o cantor capixaba Chico Lessa. A entrada é franca.

O sucesso da estréia do projeto no mês passado garante mais três shows até agosto. Um diferencial que será demonstrado em todas as edições do Seis e Meia é o lançamento de novos talentos no cenário musical capixaba. Os novatos são sempre os primeiros a se apresentar, seguidos pela atração capixaba, que chama o artista nacional para um intercâmbio musical. Desta vez o público poderá conhecer o timbre de voz suave e claro de Andra Valladares. Acompanhada de Wanderson Lopes no Violão e Josi Cattabriga na percussão, a cantora promete mostrar um repertório diversificado e elaborado.

Chico Lessa e Toninho Horta já acumulam experiências juntos. Os dois já dividiram o mesmo palco em Vitória repetem a dobradinha de sucesso. A intenção destes encontros mensais, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) com a produtora cultural Caju, é ampliar e difundir o trabalho dos artistas do Espírito Santo, promovendo a interação com artistas prestigiados nacionalmente.

O projeto possibilita música de qualidade gratuita e também incentiva o gosto pela Música Popular Brasileira. Outros nomes já estão confirmados para o projeto, que está movimentando a cena cultural capixaba: Big Beatles, Flávio Venturini, Amaro Lima, Vander Lee, Grupo Vozes e Boca Livre.

Andra Valladares - A cantora e compositora Andra Valladares é natural da cidade de Governador Valadares/MG, porém, considera-se “capixaba de coração” por residir na cidade de Vila Velha/ES há mais de trinta anos.

No ano 2001 iniciou seu estudo de canto e no ano seguinte também passou a estudar violão. Nessa mesma época começou a compor na tentativa de criar um repertório com músicas próprias.

Em 2003, inscreveu-se no Festival de Música da UFES e sua música “A Felicidade” foi selecionada para a primeira eliminatória do festival. Desde julho deste mesmo ano, suas músicas “Lamento do Sabiá”, “Esqueça!” e “A Felicidade” passaram a fazer parte do repertório da Rádio Comunitária Praia da Costa.

Seu timbre de voz é claro e suave. Seu repertório é diversificado e elaborado, em face de trabalhos de pesquisa e da incessante busca pelo aprimoramento em vários estilos, destacando-se principalmente: MPB, samba, bossa nova, samba-canção, choro e jazz.

Suas principais referências musicais são: Tom Jobim, Toquinho, Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Johnny Alf, João Bosco, Ivan Lins, Gonzaguinha, Elis Regina, Djavan, Adriana Calcanhoto, Leila Pinheiro, Joyce, Fátima Guedes, Nara Leão, Zizi Possi, Flávio Venturini, Beto Guedes, Boca Livre, 14 Bis, Diana Krall, Ella Fitzgerald, Norah Jones, dentre outros grandes nomes da música nacional e internacional.

Foi vocalista da banda Clube da Bossa, tendo como parceiros de palco excelentes músicos como: Edu Martins (pianista, violonista), Aleks Brune (trompetista), Andrey Junca (contrabaixo) e Heverton Mira (bateria). Atualmente está retornando às atividades na área musical com a gravação de seu primeiro CD profissional, atualmente em fase de produção, tendo como produtor o pianista e arranjador Fabiano Araújo, como instrutora vocal Alza Alves, além da participação de renomados músicos do cenário capixaba, tais como: Wanderson Lopes (violinista, guitarrista, bandolinista), Edu Szajnbrum (percussionista), Luiger Lima (baterista) e Andrey Junca (contrabaixista).

Chico Lessa - Chico Lessa já está na estrada da música há 25 anos. Já se apresentou em praticamente todos os municípios do Espírito Santo, além de diversas cidades de Minas Gerais. Foi em Belo Horizonte que ele se apresentou com os músicos do Clube da Esquina, movimento que marcou a história da Música Popular Brasileira. Também já se apresentou com Toninho Horta e Márcio Borges em Vitória.

O cantor já tem quatro discos gravados. O trabalho mais recente é ‘Histórico’, produzido em 2006. Atualmente, circula com o show Chico Nessas, onde ele apresenta um apanhado de suas composições, com predominância de músicas mais recentes e inéditas. A capacidade de observar o cotidiano com olhos musicais alia-se a uma inegável verve humorística, temperando algumas profundas reflexões existenciais com um cinismo machadiano.

Toninho Horta – compositor, cantor e instrumentista já era músico profissional aos 16 anos. Começou a tocar na noite belo-horizontina. Nessa mesma época conheceu Milton Nascimento, Beto Guedes e Lô Borges, os quais mais tarde iniciaram parcerias musicais, culminando no movimento que marcou a história da MPB nos anos 70 – o Clube da Esquina.

Após sua transferência para o Rio de Janeiro, no final dos anos 60, Toninho projetou-se para o mercado nacional. Trabalhou em centenas de gravações, ao lado de muitos artistas consagrados. Dentre tantos, Gal Costa, Nana Caymmi e Elis Regina.

Já nos anos 90, radicado em Nova Iorque, esse músico consolidou sua arte no exterior. A partir daí, seguiu viajando ininterruptamente para o Japão, Coréia e vários países na Europa, onde tocou com grandes nomes internacionais. Sua versatilidade com o violão e a guitarra, o vocal e os arranjos originais fazem deste músico um mestre do bom gosto. Com uma concepção sofisticada, “ele é um dos músicos mais inspirados do mundo no que diz respeito à melodia e harmonia”, como sublinha o guitarrista americano Pat Metheny.

Toninho leva na bagagem 23 CDs lançados de sua autoria, contando alguns com relançamentos. Paralelamente à sua carreira artístico-musical, Toninho empreendeu, em 2000, seu próprio selo – Minas Records. Neste já figuram em catálogo seis de seus cds, os quais anteriormente só constavam no mercado internacional.

Projeto Seis e Meia, com Chico Lessa e Toninho Horta no dia 14 de maio (quarta-feira), às 18h30, no Theatro Carlos Gomes. Bilheteria – A partir do meio-dia no dia da apresentação (02 ingressos por pessoa). Entrada franca.

Fonte: Fator Digital

Enviado Por: Eliaro
Publicado em 09/05/2008 às: 17:57
 

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

 
Leia também

Vila Velha - Retirada do mastro na Barra do Jucu
Copa Vitória de Beach Handebol de Areia 2010
Estado terá R$ 6,5 bi para portos, e Vila Velha receberá mais cargas
Vá com fé em Vila Velha
Vila Velha - De capela mortuária a praças: câmara destina R$ 4 milhões para obras
Vila Velha reposiciona comerciantes na Praia da Costa
Praias: Mais ônibus no fim de semana
Vila Velha Verão 2010 segue com programação variada na Praia da Costa
Vila Velha se prepara para crescer pelo lado Oeste
Prorrogadas inscrições para processo seletivo da Educação em Vila Velha

 
           

VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

     Copyright © 2004 - 2010 VilaCapixaba. Todos os Direitos Reservados.