Com a promessa de agitar o público à base de streetdance, balé clássico, axé, breakdance, levada, hip hop e muitos outros ritmos, o Programa Escola Aberta (PEA) promove o II Festival de Danças, neste sábado (09), com entrada franca. O evento será realizado das 13 horas às 18h20, na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Alger Ribeiro Bossois, em Cidade da Barra.
Escola Aberta
Em Vila Velha, o PEA começou a ser desenvolvido em quatro escolas e, hoje, funciona em 18 unidades. As próprias comunidades escolhem os cursos de acordo com as características de cada região. São aulas gratuitas de informática, violão, capoeira, biscuit, cestaria, salgados, padaria, esportes de quadra, dança, bijuteria, eletricista, corte e costura, serigrafia, hip hop, grafite e outras atividades voltadas para estudantes e a comunidade em geral. Atualmente, 7.100 pessoas, principalmente jovens entre 15 e 24 anos, participam das aulas e recebem certificado ao final do curso.
O Escola Aberta foi criado a partir de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação (MEC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2004. O objetivo é contribuir com a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz, por meio da ampliação das relações entre escola e comunidade, e do aumento das oportunidades de acesso à formação para a cidadania.
As aulas de dança tiveram início em fevereiro. Mas quem tiver interesse em balançar o esqueleto, ainda está em tempo de participar das oficinas gratuitas realizadas pelo Escola Aberta, todo sábado, das 8 às 17 horas, e no domingo, das 13 às 17 horas. O programa também oferece cursos de qualificação profissional, geração de renda, cultura e esportes. Confira a escola mais próxima de sua casa e participe.
Serão apresentadas 18 coreografias por onze grupos representantes de cada escola integrante do programa. ”Em média, cada grupo tem entre oito e 15 integrantes. Ao final, todos receberão um brinde pela participação”, acrescenta o coordenador geral do PEA, Marcelino Marques.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha - ES