A tecnologia 3G, que possibilita levar banda larga em alta velocidade por meio do celular, do computador de casa e do notebook, começou a funcionar no Espírito Santo desde esta quinta-feira (07). Em um encontro com o governador Paulo Hartug, no Palácio Anchieta, a direção da Claro - operadora pioneira em lançar os serviços de terceira geração no país -, apresentou detalhes do sistema e entregou o primeiro celular 3G do Estado ao governador. A tecnologia estará disponível inicialmente em Vitória, Vila Velha e Cariacica.
Videochamada (ligação com imagem), TV, jogos tridimensionais e download de músicas e vídeos estão disponíveis agora pelo celular. É preciso apenas ter o chip 3G da Claro e um aparelho compatível. Para banda larga em laptops ou desktops, basta utilizar o chip 3G em uma placa PCMCIA ou mini-modem USB.
"Agora, as pessoas têm mobilidade. É possível pegar o laptop, plugar o modem e ter acesso à internet no local que tem a cobertura 3G", diz a diretora da Claro, Gabriela Derenne.
Para uso da banda larga da Claro, no computador doméstico ou laptop, estão disponíveis 14 modelos de aparelhos 3G e 6 modelos de modems ou placas PCMCIA.
"Pra usar o 3G, a pessoa tem que ter um aparelho compatível, tem que trocar o aparelho. Nem toda a população tem capacidade financeira para trocar o aparelho, por isso, não precisamos dizer que a tecnologia GSM vai morrer", diz a diretora.
A operadora, no entanto, oferece aparelhos de vários preços, e, dependendo do plano, o celular pode sair de graça. A contratação para o serviço de internet depende da velocidade desejada.
A diretora da Claro afirmou que muitos brasileiros ainda não têm acesso à banda larga de alta velocidade. "A gente tem uma estatística em que 77% dos brasileiros não têm acesso à banda larga acima de 1 megabits. Então, na medida em que aumentar a cobertura, a população vai ter acesso à banda larga. Isso é inclusão, que, hoje em dia, é fundamental", comenta.
A tecnologia 3G deve ser expandida para Serra, Linhares e Guarapari até o final do ano.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 08/08/2008 às: 0-2:16