Um eclipse escondeu parte da lua neste sábado. O fenômeno pôde ser apreciado de todo o Espírito Santo. Na Grande Vitória, o céu nublado tentou atrapalhar o espetáculo, mas não ofuscou o show da natureza. À tarde, o fenômeno celeste cobriu aproximadamente 81% do satélite natural da Terra. Mesmo sendo visto a olho nu, o Planetário de Vitória realizou uma programação especial para a data.
O eclipse teve início por volta das 15h30, mas era invisível a olho nu, por conta da claridade. Neste momento, a lua entrou na penumbra, o período mais brando do fenômeno. O público capixaba só passou a ver o eclipse com nitidez por volta das 17 horas, quando o céu estava escuro e a lua aparente.
"A lua entra na umbra, que é a parte mais escura e vai estar 81% tampada", afirmou o planetarista Luiz Felipe Rocha da Palma.
Pensando no público que deseja acompanhar o fenômeno, o Planetário de Vitória preparou uma programação especial. Dentro da cúpula, palestras durante toda a tarde explicaram o evento e de que maneira o fenômeno acontece.
O eclipse lunar é um fenômeno celeste que ocorre quando a lua penetra parcialmente ou totalmente no cone de sombra que a Terra projeta, e geralmente é visível a olho nu.
Fonte: Folha Vitória
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 16/08/2008 às: 17:24