Mais seis casos de infecção causada por micobactéria foram confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (19). As contaminações surgiram após procedimentos de correção da parede abdominal (abdominoplastia), de lipoaspiração e de implante de prótese mamária.
As cirurgias foram realizadas nos meses de abril, março, junho e julho na Clínica Kuster, em Vila Velha. Desde o dia 15 de julho, a Vigilância Sanitária suspendeu os procedimentos nesta instituição.
As novas confirmações são decorrentes do trabalho de busca ativa iniciado pelo estabelecimento assim que a primeira contaminação foi identificada. Até o momento, 12 confirmações foram registradas pela Sesa. O material biológico de outras 17 pessoas está em análise no Laboratório Central (Lacen).
Suspensão
A suspensão dos procedimentos de lipoaspiração e lipoenxertia no Espírito Santo foi publicada no Diário Oficial (DIO) no dia 08 de agosto. A medida foi tomada em comum acordo entre a Sesa, o Ministério Público Estadual (MPE), a Sociedade Brasileira dos Cirurgiões Plásticos - Regional Espírito Santo (SBCP-ES) e o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Espírito Santo (Sindhes).
A volta da realização dessas cirurgias está condicionada à apresentação dos protocolos de limpeza e esterilização e à aprovação dos mesmos pela Sesa, além da compra de cânulas novas. O prazo final de entrega dos documentos é o dia 30 de agosto. Nos estabelecimentos onde foram encontradas cânulas com resíduos e naqueles em que houve caso confirmado do surto em 2007, a retomada das cirurgias só acontecerá após a inspeção da Vigilância Sanitária.
Nesta segunda-feira (18), a Sesa divulgou uma lista com o nome cinco hospitais que seguiram as orientações e, portanto, foram autorizados a retornarem com as cirurgias de lipoaspiração e lipoenxertia, são eles: o Vitória Apart Hospital, o Hospital Meridional, o Centro Hospitalar GranMater, o Hospital Praia da Costa e o Hospital e Maternidade Santa Paula.
Em nota, a Clínica Kuster comunica que realizou busca ativa de todos os pacientes operados durante o ano de 2008 e encontrou 21 casos suspeitos. Foram colhidos material biológico desses pacientes e encaminhado para análise da Secretaria de Saúde do Espírito Santo. De acordo com a Clínica, deste total, 16 casos apresentavam sintomatologia sugestiva para a micobacteriose e foram confirmados até o momento, 12 casos.
A Clínica Kuster ressalta que os pacientes estão recebendo acompanhamento integral de acordo com as normas exigidas pelos órgãos competentes e realizando exames complementares para continuidade do tratamento.
Fonte: GazetaOnline
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 19/08/2008 às: 18:31