VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

www.VilaCapixaba.com                                   

 Home  / Eventos Contato Ajuda ?  /  Sugestões

, Espírito Santo -  Brasil.
 .

 

 VilaCapixaba

Sem título

 

Busca Notícias

 


Melhor Visualizado
15"  -  800 x 600 Pixels
17" - 1024 x 768 Pixels


E-Mail Vila Capixaba

Aviso Legal
Direitos Autorais

Fontes Bibliográficas
Política de Privacidade

Utilidade Publica

   
   

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

Notícias
Vila Velha terá universidade pública à distância
 


 

 Ao todo serão ofertados nove cursos de graduação, pós-graduação (especialização), além de outros dois cursos direcionados à formação de professores (Pró-licenciatura) nas áreas de Física e Educação Física. “Para se inscrever, os interessados devem ficar atentos aos processos seletivos das instituições de ensino superior ligadas à UAB que ofertarão cursos na unidade de Vila Velha”, diz Neide Aparecida Felix Moreira, coordenadora do Pólo da UAB no município. 

Serão disponibilizadas, segundo Neide, mais de 240 vagas. Só a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) oferecerá 90 vagas para cursos de licenciatura nas áreas de Artes Visuais, Física e Química. Ainda, outras 40 vagas para curso de aperfeiçoamento de Língua Francesa. 

Já o Cefetes montará uma turma de Informática com 30 alunos. Outras 40 vagas serão abertas para o curso lato sensu de Educação Profissional e Tecnológica. A Universidade Federal Fluminense (UFF) também marcará presença no município canela verde. Vai oferecer o curso de Tecnologias no Ensino da Matemática (lato sensu), com 40 vagas. Os cursos de graduação terão duração de 4 a 6 anos, enquanto os latu sensu, de um a dois anos.

Pró-licenciatura

Já o programa Pró-licenciatura é destinado à qualificação de professores que atuam nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio de escolas públicas. O curso é voltado àqueles que desejam habilitação legal em Física e Educação Física, com duração igual ou superior à mínima exigida para os cursos presenciais, de forma que o professor-cursista mantenha suas atividades docentes, já que um dos requisitos é estar em exercício.

O resultado do processo seletivo foi publicado no último dia 07, no Diário Oficial da União (Edital de Seleção nº. 01/2006-SEED/MEC/2006/2007), e incluiu Vila Velha entre os municípios brasileiros que vão receber a Universidade Aberta. A seleção foi realizada pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação à Distância (SEED) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Sede da UAB já está em construção

A unidade da UAB vai funcionar nas dependências do Cread, porém, o município já está construindo uma sede própria para abrigar a nova universidade. "O MEC já aprovou o projeto de instalar a UAB em um prédio novo, no mesmo terreno que abrigou o Clube Olímpico, na Prainha. Já fizemos a demolição necessária e a obra fica pronta no ano que vem”, ressalta o secretário Municipal de Educação, Roberto Beling.

Para ofertar os cursos, cada município tem que montar um pólo presencial, com laboratórios de informática, biologia, química e física, além de biblioteca. Essa infra-estrutura, que inclui ainda o apoio de tutores, fica à disposição dos alunos. Já a elaboração dos cursos é de responsabilidade das instituições públicas de ensino superior, que desenvolvem material didático e pedagógico.

O Sistema Universidade Aberta do Brasil foi criado pelo MEC em 2005 e possui como prioridade a capacitação de professores da Educação Básica. Seu objetivo é estimular a articulação e integração de um sistema nacional de educação superior. Esse sistema é formado por instituições públicas de ensino superior, que se comprometem a levar educação pública de qualidade aos municípios brasileiros.

Cursos e número de vagas da UAB de Vila Velha:

Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo – Cefetes
- Educação Profissional e Tecnológica (Lato Sensu) – 40 vagas
- Licenciatura em Informática – 30 vagas
 
Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes
- Aperfeiçoamento Língua Francesa – 40 vagas
- Licenciatura em Artes Visuais – 30 vagas
- Licenciatura em Física – 30 vagas
- Licenciatura em Química – 30 vagas
 
Universidade Federal Fluminense – UFF
- Tecnologias no Ensino da Matemática (Lato Sensu) – 40 vagas
 
Programa Pró-licenciatura
- Graduação em Física e Educação Física

O tão sonhado curso superior público, desejado por muitos, já é uma realidade em Vila Velha. O município foi escolhido para receber o pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que vai funcionar, em caráter temporário, nas dependências do Centro Regional de Educação Aberto à Distância (Cread), ao lado do Colégio Marista, no Centro. A previsão é de que as inscrições para os vestibulares comecem a partir de julho, com início das aulas em agosto.

Fonte: Prefeitura de Vila Velha - ES

Enviado Por: Eliaro
Publicado em 13/05/2008 às: 18:20
 

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

 
Leia também

Vila Velha - Retirada do mastro na Barra do Jucu
Copa Vitória de Beach Handebol de Areia 2010
Estado terá R$ 6,5 bi para portos, e Vila Velha receberá mais cargas
Vá com fé em Vila Velha
Vila Velha - De capela mortuária a praças: câmara destina R$ 4 milhões para obras
Vila Velha reposiciona comerciantes na Praia da Costa
Praias: Mais ônibus no fim de semana
Vila Velha Verão 2010 segue com programação variada na Praia da Costa
Vila Velha se prepara para crescer pelo lado Oeste
Prorrogadas inscrições para processo seletivo da Educação em Vila Velha

 
           

VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

     Copyright © 2004 - 2010 VilaCapixaba. Todos os Direitos Reservados.