Ao todo serão ofertados nove cursos de graduação, pós-graduação (especialização), além de outros dois cursos direcionados à formação de professores (Pró-licenciatura) nas áreas de Física e Educação Física. “Para se inscrever, os interessados devem ficar atentos aos processos seletivos das instituições de ensino superior ligadas à UAB que ofertarão cursos na unidade de Vila Velha”, diz Neide Aparecida Felix Moreira, coordenadora do Pólo da UAB no município.
Serão disponibilizadas, segundo Neide, mais de 240 vagas. Só a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) oferecerá 90 vagas para cursos de licenciatura nas áreas de Artes Visuais, Física e Química. Ainda, outras 40 vagas para curso de aperfeiçoamento de Língua Francesa.
Já o Cefetes montará uma turma de Informática com 30 alunos. Outras 40 vagas serão abertas para o curso lato sensu de Educação Profissional e Tecnológica. A Universidade Federal Fluminense (UFF) também marcará presença no município canela verde. Vai oferecer o curso de Tecnologias no Ensino da Matemática (lato sensu), com 40 vagas. Os cursos de graduação terão duração de 4 a 6 anos, enquanto os latu sensu, de um a dois anos.
Pró-licenciatura
Já o programa Pró-licenciatura é destinado à qualificação de professores que atuam nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio de escolas públicas. O curso é voltado àqueles que desejam habilitação legal em Física e Educação Física, com duração igual ou superior à mínima exigida para os cursos presenciais, de forma que o professor-cursista mantenha suas atividades docentes, já que um dos requisitos é estar em exercício.
O resultado do processo seletivo foi publicado no último dia 07, no Diário Oficial da União (Edital de Seleção nº. 01/2006-SEED/MEC/2006/2007), e incluiu Vila Velha entre os municípios brasileiros que vão receber a Universidade Aberta. A seleção foi realizada pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação à Distância (SEED) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Sede da UAB já está em construção
A unidade da UAB vai funcionar nas dependências do Cread, porém, o município já está construindo uma sede própria para abrigar a nova universidade. "O MEC já aprovou o projeto de instalar a UAB em um prédio novo, no mesmo terreno que abrigou o Clube Olímpico, na Prainha. Já fizemos a demolição necessária e a obra fica pronta no ano que vem”, ressalta o secretário Municipal de Educação, Roberto Beling.
Para ofertar os cursos, cada município tem que montar um pólo presencial, com laboratórios de informática, biologia, química e física, além de biblioteca. Essa infra-estrutura, que inclui ainda o apoio de tutores, fica à disposição dos alunos. Já a elaboração dos cursos é de responsabilidade das instituições públicas de ensino superior, que desenvolvem material didático e pedagógico.
O Sistema Universidade Aberta do Brasil foi criado pelo MEC em 2005 e possui como prioridade a capacitação de professores da Educação Básica. Seu objetivo é estimular a articulação e integração de um sistema nacional de educação superior. Esse sistema é formado por instituições públicas de ensino superior, que se comprometem a levar educação pública de qualidade aos municípios brasileiros.
Cursos e número de vagas da UAB de Vila Velha:
Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo – Cefetes
- Educação Profissional e Tecnológica (Lato Sensu) – 40 vagas
- Licenciatura em Informática – 30 vagas
Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes
- Aperfeiçoamento Língua Francesa – 40 vagas
- Licenciatura em Artes Visuais – 30 vagas
- Licenciatura em Física – 30 vagas
- Licenciatura em Química – 30 vagas
Universidade Federal Fluminense – UFF
- Tecnologias no Ensino da Matemática (Lato Sensu) – 40 vagas
Programa Pró-licenciatura
- Graduação em Física e Educação Física
O tão sonhado curso superior público, desejado por muitos, já é uma realidade em Vila Velha. O município foi escolhido para receber o pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que vai funcionar, em caráter temporário, nas dependências do Centro Regional de Educação Aberto à Distância (Cread), ao lado do Colégio Marista, no Centro. A previsão é de que as inscrições para os vestibulares comecem a partir de julho, com início das aulas em agosto.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha - ES