O projeto “Violão na Vila” consiste em realizar uma série de dez concertos para violão em monumentos históricos e culturais de Vila Velha, sendo a Igreja do Rosário, na Prainha, a escolhida para o lançamento. A segunda apresentação já está agendada para acontecer no dia 28 de setembro, a partir das 18 horas, na Casa da Cultura, na Barra do Jucu.
O idealizador do projeto explica que, no decorrer das apresentações, serão exibidos estilos musicais variados para violão. “O repertório irá contemplar obras desde a renascença até o contemporâneo”, adiantou o violinista Moacyr. Para a noite de estréia, foram selecionadas dez obras, e a duração prevista é de uma hora. A entrada é gratuita em todas as apresentações.
O projeto “Violão na Vila” é patrocinado pela empresa canela-verde Interport Transportes, Armazenagem e Logística, que, conforme previsto na Lei Vila Velha Cultura e Arte, receberá um bônus para ser descontado da taxa do seu Imposto Sobre Serviço (ISS), como forma de incentivar o apoio à cultura no município.
Saiba mais
Com mais de 20 anos de carreira, Moacyr Teixeira Neto se consolida no cenário brasileiro do violão com importantes realizações. Mestre em Música/Violão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo o primeiro e único capixaba a atingir tal graduação. Foi premiado em vários concursos nacionais e internacionais, como o Concurso Augustín Barrios, do Paraguai, e o Prêmio “Destaque da Cultura Capixaba” (2001 a 2006).
Calendário das apresentações:
21 de agosto – Igreja do Rosário
28 de setembro – Casa da Cultura
07 de outubro – Academia de Letras
27 de outubro – Igreja do Rosário
13 de novembro – Praça Duque de Caxias
18 de novembro – Teatro Municipal de Vila Velha
06 de dezembro – Museu Homero Massena
23 de dezembro – Convento da Penha
1º de fevereiro de 2009 – Museu Vale
05 de março de 2009 – Igreja do Rosário
Fonte: Prefeitura de Vila Velha - ES
Nesta quinta-feira (21), a partir das 20 horas, o violinista Moacyr Teixeira Neto estréia o projeto “Violão na Vila”, desenvolvido por meio de incentivos da Lei Vila Velha Cultura e Arte. A apresentação de cordas possui um repertório focado na música brasileira. E, para animar ainda mais o show, o músico convidou o violonista paulista e professor da Faculdade de Música da Paraíba, Gilson Antunes.