O projeto Biblioteca Transcol completou um ano de funcionamento. Em agosto de 2007, foi inaugurado o primeiro módulo, no Terminal Laranjeiras, Serra. A data não passará em branco e será comemorada na próxima quarta-feira (27), às 9h30, quando os cinco leitores mais participativos serão homenageados. O presente não poderia ser melhor: um livro novo escolhido pelo premiado.
Na ocasião, o módulo Laranjeiras receberá 50 exemplares novos, adquiridos para atender às solicitações da última pesquisa feita com os associados. O Projeto Biblioteca Transcol é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), pela ONG Universidade para Todos em parceria coma Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV). O patrocínio é da empresa ArcelorMittal Tubarão.
No primeiro dia de funcionamento, em 15 de agosto de 2007, foi formada uma grande fila em frente ao módulo do projeto, que em apenas duas semanas de atividade atraiu 600 associados. O sucesso se estendeu para outros dois terminais de integração do Sistema Transcol: Itacibá, em Cariacica; e Ibes, em Vila Velha. Ambos receberam seus módulos em março deste ano.
Após 12 meses de funcionamento, os números são ainda mais animadores. Os três módulos conquistaram mais de 6.600 leitores, que efetuaram mais de 25 mil empréstimos.
A média de empréstimos por dia nas três bibliotecas é de 200. O número médio de saída de livros diários veio crescendo ao longo do ano. Atualmente, são 73 empréstimos por dia no Terminal de Laranjeiras, 67 no de Itacibá, e 60 no Ibes. Esses índices superam o registrado no Metrô do Rio de Janeiro, que empresta 30 livros diariamente.
A procura é tão grande que o horário de funcionamento foi ampliado. As bibliotecas, que ficavam abertas somente nos horários de pico, agora funcionam das 9 às 21 horas, de segunda a sexta-feira
Fonte: ES Hoje