Nada melhor do que uma troca de experiências para aperfeiçoar o currículo. Na manhã desta sexta-feira (22) educadores das escolas de ensino infantil de Vila Velha participaram do 4º encontro "Desvendando Histórias", onde algumas unidades de ensino puderam expor projetos que vem auxiliando na formação do aluno. E são várias as atividades, uma mais interessante que a outra.
Os alunos não são os únicos envolvidos. A família acaba participando, mesmo indiretamente, como acontece com os pais de alunos da escola Maria Rita Neves Morais. Professores e pedagogos desta unidade participaram de um treinamento com técnicos de Furnas sobre economia de energia. O aprendizado foi repassado para as crianças praticarem em casa. O resultado foi surpreendente, segundo a pedagoga Vanda Maria Rímolo.
"A crianças viraram verdadeiros fiscais da energia dentro de casa. Elas são orientadas a não deixarem televisão ligada o tempo todo, geladeira com a porta aberta entre outras coisas. Um dia desses um avô de um aluno nos procurou perguntando o que estava sendo desenvolvido na escola, pois o neto dele não o deixava mais tomar banho quente todos os dias. Isso é um sinal de que elas estão aprendendo e, principalmente praticando", conta a pedagoga.
Música, esporte, e leitura são algumas outras atividades que foram apresentadas no encontro. A professora Susan Gabriela de Rezende Ruy, da escola Padre Edmundo, em Paul, participou da oficina de música. Ela conta que na unidade onde leciona, a música já faz parte das atividades de sala de aula e sempre é bem aceita pelos alunos.
O encontro para troca de metodologia de ensino faz parte da montagem do novo currículo escolar do ensino infantil que passará a contar, a partir do ano que vem, com nove anos.
Fonte: Gazeta Online
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 22/08/2008 às: 19:16