VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

www.VilaCapixaba.com                                   

 Home  / Eventos Contato Ajuda ?  /  Sugestões

, Espírito Santo -  Brasil.
 .

 

 VilaCapixaba

Sem título

 

Busca Notícias

 


Melhor Visualizado
15"  -  800 x 600 Pixels
17" - 1024 x 768 Pixels


E-Mail Vila Capixaba

Aviso Legal
Direitos Autorais

Fontes Bibliográficas
Política de Privacidade

Utilidade Publica

   
   

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

Notícias
Vila Velha comemora 473 anos com muitos desafios pela frente
 


 

Foto: Divulgação
 
No próximo dia 23 de maio, o município de Vila Velha vai completar 473 anos de vida. O dia, em que é comemorado também a Colonização do Solo Espírito-Santense, promete ser de muita festa não só em terra canela-verde, mas também em todo o Estado do Espírito Santo.

Apesar de todas as dificuldades encontradas pela população, os capixabas têm motivos de comemorar. De acordo com o historiador Rafael Simões, desde 1535, quando o Estado foi colonizado por Vasco Fernandes Coutinho, a então Capitania foi uma das poucas que sobreviveram. Além do Espírito Santo, continuam firmes a de Pernambuco, Maranhão e Salvador.

“Nós melhoramos muito, somos infinitamente melhores do que naquela época. Temos um potencial grande, nossas riquezas têm aumentando e a população está crescendo”, disse.

No entanto, Simões destacou que a sobrevivência da Capitania só foi possível graças a uma ação planejada e a presença forte do poder público. “Esses elementos da história chamam atenção porque mostra que o desenvolvimento econômico e social só é feito por políticas públicas de segurança, saúde e educação”, afirmou.

De acordo com o historiador, o desafio, no entanto, é manter esse crescimento sem cometer os mesmos erros do passado. “Com a expansão industrial, o desenvolvimento do setor de mármore e granito e do petróleo e gás, pode gerar problemas de concentração de renda e problemas ambientais”, destacou.

E para comemorar todo esse avanço, Simões destacou que a festa não deve ficar restrita apenas ao município de Vila Velha. “Penso que é uma comemoração estadual, uma marca importante para criar o espírito de capixabismo na população”.

História

Foi por uma Carta Régia, enviada em 1534 por D. João, rei de Portugal, para Vasco Fernandes Coutinho para que tomasse posse de uma das Capitanias Hereditárias da costa brasileira, que tudo começou.

Menos de um ano após o comunicado, em 23 de maio de 1535, Vasco Coutinho desembarcou em solo capixaba com cerca de 60 homens, entre eles, fidalgos e empregados do rei. Logo na chegada, os portugueses não tiveram uma recepção muito agradável, já que os índios que habitavam por aqui resistiram a entrada estrangeiras. 

O primeiro núcleo de colonização recebeu o nome de Vila Nossa Senhora da Vitória. Em 13 de junho de 1535, os colonizadores descobriram uma grande ilha (atual ilha de Vitória), dando-lhe o nome de Santo Antônio, em comemoração ao dia do santo católico.

Mas, com a partida do donatário para Portugal, por volta de 1550, a Ilha de Santo Antônio ficou abandonada. As famílias de colonos, alojadas na Vila do Espírito Santo, fugindo dos ataques dos índios, passaram a habitar a ilha de Duarte de Lemos, que lhes oferecia segurança e guarita estratégica.

Vasco Coutinho transferiu a sede da capitania para a Vila de Nossa Senhora da Vitória, até então denominada Vila Nova, para se diferenciar da primeira, Vila Velha.

Fonte: Folha Vitória

Enviado Por: Eliaro
Publicado em 13/05/2008 às: 18:25
 

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

 
Leia também

Vila Velha - Retirada do mastro na Barra do Jucu
Copa Vitória de Beach Handebol de Areia 2010
Estado terá R$ 6,5 bi para portos, e Vila Velha receberá mais cargas
Vá com fé em Vila Velha
Vila Velha - De capela mortuária a praças: câmara destina R$ 4 milhões para obras
Vila Velha reposiciona comerciantes na Praia da Costa
Praias: Mais ônibus no fim de semana
Vila Velha Verão 2010 segue com programação variada na Praia da Costa
Vila Velha se prepara para crescer pelo lado Oeste
Prorrogadas inscrições para processo seletivo da Educação em Vila Velha

 
           

VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

     Copyright © 2004 - 2010 VilaCapixaba. Todos os Direitos Reservados.