Não foi só a quantidade de livros emprestados nesse primeiro ano de Projeto Transcol que surpreendeu os idealizadores da iniciativa. Durante a comemoração do aniversário, hoje, no Terminal de Laranjeiras, o coordenador do projeto, Ricardo Trazzi, contou que o livro mais lido, nesses 12 meses, nas três Bibliotecas, é de autoria de Luis Fernando Veríssimo e o quinto de Machado de Assis. “Isso demonstra que, mais do que ler bastante, o capixaba participante do projeto está optando por ler obras de qualidade”, disse.
Segundo ele, o balanço desse primeiro ano não poderia ser mais positivo. “Criamos esse projeto pensando em quem gosta de ler e não tem acesso. Afinal, um livro recém-lançado chega a custar de 5% a 10% do salário mínimo, um valor impraticável para a maioria das pessoas. Com o Biblioteca Transcol, a população passou a ter acesso – gratuito – aos títulos mais variados”, informou. Trazzi destacou que uma das preocupações no início do projeto era a não-devolução dos títulos. “Estimamos uma média de perda anual da ordem de 10%. Mas esse percentual não passou de seis pontos”, comemora.
Pois os leitores não só estão devolvendo as obras, como estão cuidando muito bem delas. É o caso de Sebastião Pereira Paulo (74 anos, Terminal de Laranjeiras), um dos seis participantes homenageados pelo projeto, hoje, por sua assiduidade. Sebastião ficou conhecido por devolver os livros sempre muito bem cuidados e envoltos em jornal. Ele, que leu 57 obras desde sua inscrição no projeto, ganhou de brinde “A História de Mildred Pierce”, um romance policial de James M. Cain.
Também foram homenageadas:
- Kettely Souza Lima (17 anos, Terminal de Laranjeiras): ela pegou emprestado 59 livros nesse período e recebeu “Marley & Eu (Vida e o Amor ao Lado do Pior Cão do Mundo)”, de John Grogan.
- Ana Paula Silva Rocha (28 anos, Terminal de Itacibá): ela pegou emprestados 17 livros e também levou para casa a obra “Marley & Eu (Vida e o Amor ao Lado do Pior Cão do Mundo)”, de John Grogan.
- Fátima Regina Gomes da Silva (39 anos, Terminal de Laranjeiras): leu 54 livros e ganhou a obra evangélica “Colhendo o Trigo (vol. I)”, de Sara Dodd.
- Adriana Lopes Nascimento (22 anos, Terminal de Itacibá): desde que se inscreveu no projeto, ela já leu 16 livros, e recebeu, de presente, “Apenas uma garotinha: a História de Cássia Eller”, por Ana Cláudia Landi & Eduardo Belo.
- Glória Cristina Ferreira de Andrade (46 anos, Terminal do Ibes): leu 24 livros do Projeto e ganhou “Eles continuam entre nós”, de Zíbia Gasparetto.
Além da homenagem com a entrega dos livros-brindes escolhidos pelos próprios leitores, o evento de aniversário contou com a inclusão de 50 novas obras no acervo da Biblioteca, atendendo às solicitações dos associados. Entre as autoridades presentes estavam a diretora-presidente da Ceturb-GV, Denise Cadete, e a secretária de Estado da Cultura, Dayse Lemos.
O Projeto Biblioteca Transcol tem como objetivo incentivar a prática da leitura entre os usuários do sistema Transcol. É desenvolvido em parceria entre a ArcelorMittal Tubarão, a Ceturb-GV, a ONG Universidade para Todos e a Secretaria Estadual de Cultura.
Saiba mais:
Números de livros, por Terminal: 1.100 em Laranjeiras; 700 em Itacibá; e 685 no Ibes.
Números de associados, por Terminal: 3.573 em Laranjeiras; 1.378 em Itacibá; e 1.501 no Ibes.
Número de empréstimos neste primeiro ano: 25 mil nos três terminais. A média diária é de 68 livros emprestados por dia.
Livros mais lidos por Terminal: As mentiras que os homens contam, de Luis Fernando Veríssimo, em Laranjeiras; O melhor de Hagar o horrível, de Dik Browne, em Itacibá; e Todas as histórias do Analista de Bagé, de Luis Fernando Veríssimo, no Ibes.
Cadastro: para se tornar um sócio, basta ir a um dos três terminais, no horário de 9 às 21 horas, de segunda à sexta-feira, levando RG, CPF e um comprovante de residência. A carteirinha fica pronta na hora e o leitor já poderá pegar o livro. O prazo para entrega é de 10 dias podendo ser renovado por mais 10 dias. Caso o leitor não devolva no prazo, será cobrada uma multa de R$ 0,25 por dia.
Fonte: Rosane Freitas (Mile4 Assessoria de Comunicação)