Os candidatos a prefeito de Vila Velha receberam na última semana um documento da ONG Movive - Movimento Vida Nova Vila Velha - com uma série de propostas voltadas para o desenvolvimento sustentável da cidade. O principal desafio feito pela ONG aos candidatos é dar uma gestão mais eficaz à cidade.
A vice-presidente do Movive, Cristina Puppim, destacou que a ONG ouviu diversas pessoas para elaborar o documento. Segundo ela, o texto abrange propostas focadas em três eixos: desenvolvimento sócio-ambiental, desenvolvimento econômico e desenvolvimento urbano. Todas as idéias propostas visam melhorar a qualidade de vida no município.
A ONG destacou que a gestão da cidade precisa ser mais participativa, regionalizando a administração. Cristina destacou que alguns pontos na administração de Vila Velha ainda deixam a desejar.
"O principal desafio para o próximo prefeito é fazer uma gestão mais eficaz. É preciso melhorar a qualificação dos servidores. É aquela velha prática de colocar indicações políticas nos cargos, ao invés de profissionais qualificados. As secretarias precisa trabalhar mais juntas. O que a gente sente é que existe uma disputa entre as secretarias, para ver quem faz mais", destacou Puppim.
Entre algumas propostas do documento estão a municipalização do trânsito; disponibilização de recursos para a construção de casas; a reurbanização da orla de Itapoã e Itaparica; e a estruturação a secretaria de Meio Ambiente.
Estiveram presentes no encontro os candidatos Cláudio Vereza (PT), Hércules Silveira (PMDB), Neucimar Fraga (PR) e Vasco Alves (PRTB). Dyonizio Ruy (PDT), não pode ir mas mandou um representante. Luceni Novaes (PSOL) também não compareceu
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 01/09/2008 às: 21:55