Em debate realizado ontem (01) à noite num espaço educacional, o centro Universitário de Vila Velha (UVV), os candidatos a prefeito da cidade trocaram farpas justamente sobre a educação. O confronto maior girou em torno da criação de centros de ensino técnico (Cefetes) no município.
Ainda na rodada de perguntas dos estudantes, o deputado federal Neucimar Fraga (PR) falou sobre seu empenho junto ao governo lula desde 2005 para trazer 10 unidades para o Estado, sendo uma para Vila Velha. Mas o deputado estadual Cláudio Vereza (PT) contradisse Neucimar: "Ninguém é dono do Cefetes. O presidente Lula é que teve a sensibilidade de desengavetar o projeto de criação de mais unidades." O republicano insistiu: "Em abril de 2005, foi a Frente Parlamentar do Ensino Técnico, na época presidida por mim, que alertou o presidente de que ele poderia revogar a lei de FHC que impedia a criação de mais Cefetes."
O ponto mais tenso foi quando, na rodada de perguntas entre os candidatos, o ex-vereador Dyonizio Ruy Junior (PDT) cobrou Neucimar por Vila Velha não ter sido priorizada na construção dos Cefetes: "Por que o senhor não olhou antes para o seu município e deixou para trazer no ano eleitoral?" Neucimar contra-atacou: "Fizemos audiências públicas em Vila Velha, São Mateus e Cariacica, convidando todos os prefeitos. Max foi o único que não foi, e Vila Velha não se mexeu. O governo federal tinha dois centros para o Estado. Quais as duas cidades que tinham se preparado?" Dyonizio replicou que o motivo era pífio: "Não é porque o prefeito não participou que o senhor não traria. Quem trouxe o Cefetes foi Lula."
O ex-prefeito Vasco Alves (PRTB) também fez provocações: "Vila Velha tem nove deputados na Assembléia. O único deputado federal quer renunciar para ser prefeito. É inconcebível o caos da saúde. São eles que têm que articular os recursos para a área."
Sem se envolver em polêmicas, o deputado estadual Hércules Silveira (PMDB) prometeu incrementar o Orçamento Participativo, ampliar a educação integral e criar um centro de tratamento de dependentes químicos. Luceni Novaes (PSOL) defendeu a ampliação dos concursos públicos.
A troca de ataques entre os candidatos no debate
"Desde 2006, estamos tentando construir um Cefetes em Vila Velha, e a prefeitura não deixa. Outras cidades se articulararm com o governo e compraram terrenos. A prefeitura só atrapalhou"
Neucimar Fraga (PR)
"Em seis anos, só foi construída uma escola de ensino médio na cidade. Esse é o governo do Estado que alguns deputados defendem. Nós temos outra concepção. Max Filho revolucionou a educação"
Dyonizio Ruy Junior (PDT)
"Temos que parar com essa besteira de dar abono, em vez de salário. É uma bala que o governante dá para o educador se calar. Reprovo toda vez que o governo faz isso"
Hércules Silveira (PMDB)
"Os empresários apóiam essas campanhas milionárias porque sabem que já há um comprometimento do candidato. Tenho visto com preocupação o nível impressionante de gastos"
Vasco Alves (PRTB)
"O povo que elegeu esta atual administração não tem acesso a ela. Há na prefeitura um aparato para impedir que o povo faça as cobranças e reivindicações. Vamos criar os canais para isso"
LUCENI NOVAES (PSOL)
"Lula hoje inaugurou o pré-sal. Mas para onde vão esses empregos? Se os jovens daqui não puderem se capacitar para ocupá-los, de nada vai adiantar esse desenvolvimento"
Cláudio Vereza (PT)
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 03/09/2008 às: 12:22