VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

www.VilaCapixaba.com                                   

 Home  / Eventos Contato Ajuda ?  /  Sugestões

, Espírito Santo -  Brasil.
 .

 

 VilaCapixaba

Sem título

 

Busca Notícias

 


Melhor Visualizado
15"  -  800 x 600 Pixels
17" - 1024 x 768 Pixels


E-Mail Vila Capixaba

Aviso Legal
Direitos Autorais

Fontes Bibliográficas
Política de Privacidade

Utilidade Publica

   
   

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

Notícias
Desafio das Montanhas 2008: Só falta uma semana
 


Restam apenas sete dias para que cerca de 120 atletas de todo o Brasil e de alguns países da América Latina larguem para uma corrida de aventura de 410 quilômetros por nove municípios do Espírito Santo.

A largada do Desafio das Montanhas 2008, a terceira maior prova de corrida de aventura do País e a maior do mundo com duplas, será no próximo dia 22 de maio, às 9h, na Praia de Vila Velha. Os atletas remarão em caiaques por 32 km pela baía de Vitória e entrarão pelo Rio Santa Maria até a estação de tratamento de água da Cesan. De lá, farão um trecho de bicicleta. Ao longo da prova, as modalidades se revezarão entre remo, natação, bicicleta, rafting, trekking e vertical.

A prova inclui 230 quilômetros de mountain bike, que corresponde a 56% da prova, 130 quilômetros de trekking, 42 quilômetros de canoagem, quatro quilômetros de rafting e boia cross, 1,5 quilômetro de natação e, por último 50 metros de lepar, uma modalidade de ascensão por cordas em rochas pouco inclinada.

Segundo a Focus Assessoria, empresa organizadora do Desafio das Montanhas, as primeiras equipes devem concluir a prova em 50 horas, chegando ao final, portanto, no sábado (24), por volta das 13h. Já os últimos colocados deverão chegar até às 6h do domingo. “As equipes de ponta fazem toda a prova quase sem parar e dormem muito pouco, no máximo, umas três horas. É um grande desafio”, destaca Thiago Mol, atleta e organizador do evento.

Mais de 120 atletas estão confirmados para a prova. Além de equipes brasileiras consideradas favoritas como Motorolla SOS Mata Atlântica, equipes internacionais como a Uruguaia Almafuerte e argentina Banco Hipotecário Zenith.  

O que é corrida de aventura

As primeiras provas do tipo aconteceram na Nova Zelândia na década de 80. As provas que misturavam vários ambientes tinham como objetivo explorar a natureza de uma forma saudável tanto para o corpo quanto para o próprio meio.

No final da década de 80, após provas que já eram realizadas em alguns países, finalmente o esporte tomou um rumo. Foi durante uma viagem à terra do Fogo, na Argentina, que o francês Gerrad Fusil teve a idéia de misturar várias técnicas com um só objetivo, o de explorar totalmente um local.

Foi então que ele criou a Raid Gauloises, que utilizaria apenas meios não motorizados para ultrapassar as barreiras naturais. A prova foi um sucesso e logo veio a expansão do esporte.

No Brasil a primeira expedição foi a Expedição Mata Atlântica (EMA), que aconteceu em 1998. Hoje o esporte já possui a Sociedade Brasileira de Corridas de Aventura e o Circuito Brasileiro de Corridas de Aventura, da qual o Desafio das Montanhas faz parte e é a terceira maior em quantidade de participantes e distância.

Prova passará por nove municípios

O Desafio das Montanhas 2008 terá 410 quilômetros e passará por nove municípios capixabas. A largada será em Vila Velha, na prainha ao lado do Clube Libanês. De lá segue pela baía de Vitória, até o rio Santa Maria, seguindo por Cariacica, Santa Leopoldina, Santa Teresa, Itarana, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Afonso Cláudio e a chegada em Laranja da Terra.

A prova de corrida de aventura que é a maior do mundo com duplas terá mais de 120 atletas largando em Vila Velha. O município fica situado na Grande Vitória, com relevo plano em média 4 metros acima do nível do mar. Ao norte limita-se com a capital, Vitória, ao sul com Guarapari, a leste com o oceano Atlântico, a oeste com Cariacica e Viana.

Durante a prova haverá um projeto de reflorestamento que será realizado em dois municípios: às margens da represa de Santa Maria e em Laranja da Terra. “Vamos disponibilizar diversas mudas nativas para que os atletas possam participar desse projeto”, afirma Thiago Mol, da Focus Assessoria Esportiva, empresa organizadora da corrida.

Santa Maria de Jetibá também será palco para o projeto Rede das Águas implantado pelo quarteto Motorolla SOS Mata Atlântica. Os atletas José Roberto Pupo, Cintya Gonçalves, Pietro Carlo e Ícaro de Oliveira implantarão nas escolas do município, a análise e acompanhamento da água do rio Santa Maria, que é um dos principais fornecedores de água da capital capixaba. Além disso, o material para análise será fornecido durante dois anos para dar continuidade ao projeto.

Outro projeto social que será realizado pelos organizadores da prova se dará em parceria com a Colgate, empresa patrocinadora. O projeto “Seu verminho e Dona Bactéria x Dona Escova” tem como objetivo conscientizar crianças de seis a 10 anos de cinco municípios capixabas sobre a importância de saúde e higiene, como escovar bem os dentes e lavar sempre as mãos.

O projeto conta com a participação de profissionais da área de biologia e odontologia, que serão responsáveis pela execução de palestras e doação de kits com escova de dentes, pasta, fio dental, cartilha e toalha.

A chegada da prova, Laranja da Terra, fica localizada há 197 quilômetros da capital do Espírito Santo. A cidade tem cerca de 10 mil habitantes com temperatura média de 22 graus. Limita-se ao norte com os municípios de Baixo Guandu e Itaguaçu. Ao sul, com Afonso Cláudio, a leste, com Itarana e a oeste, com o estado de Minas Gerais

Fonte: GazetaOnline

Enviado Por: Eliaro
Publicado em 14/05/2008 às: 10:23
 

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

 
Leia também

Vila Velha - Retirada do mastro na Barra do Jucu
Copa Vitória de Beach Handebol de Areia 2010
Estado terá R$ 6,5 bi para portos, e Vila Velha receberá mais cargas
Vá com fé em Vila Velha
Vila Velha - De capela mortuária a praças: câmara destina R$ 4 milhões para obras
Vila Velha reposiciona comerciantes na Praia da Costa
Praias: Mais ônibus no fim de semana
Vila Velha Verão 2010 segue com programação variada na Praia da Costa
Vila Velha se prepara para crescer pelo lado Oeste
Prorrogadas inscrições para processo seletivo da Educação em Vila Velha

 
           

VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

     Copyright © 2004 - 2010 VilaCapixaba. Todos os Direitos Reservados.