A campanha eleitoral em Vila Velha recebeu, na Internet, a visita de um “franco atirador”. Afastado da vida pública há seis anos, mas acompanhando de perto a administração do filho em Vila Velha, o ex-governador Max Mauro (PDT) decidiu fazer um blog neste período eleitoral, com a avaliação sobre os candidatos que disputam a prefeitura. O resultado foram ataques aos adversários de Dyonizio Ruy (PDT), candidato que tem o apoio do prefeito Max Filho.
“Como cidadão, eu não poderia me furtar a participar desta grande cruzada para melhorar a qualidade de nossa política. Seria pecado de omissão se eu não fizesse isso, depois de quatro décadas de militância política. Como homem público, sinto que tenho responsabilidade de passar aos meus conterrâneos de Vila Velha minha visão do processo eleitoral em curso em nossa cidade”, afirmou ele no blog.
O deputado federal Neucimar Fraga, candidato pelo PR, é o que recebeu até agora mais atenção de Max. Ele voltou a levantar suspeitas sobre a evolução do patrimônio do deputado. “Ninguém ainda está convencido com as explicações do deputado federal Neucimar Fraga sobre a evolução de seu patrimônio”.
Sobre o candidato Hércules Silveira, do PMDB, o ex-governador diz que, no exercício dos seus mandatos políticos, o peemedebista “não deixou uma única marca na vida desse município, nenhuma marca de melhoria da qualidade de vida para toda a coletividade vila-velhense”. Ele complementa ainda que Hércules, no mandato de deputado, não destinou “um centavo de emendas” ao Orçamento do Estado para a prefeitura.
O ex-governador também não poupou críticas ao candidato Cláudio Vereza (PT). O PT faz parte da administração de Max Filho na prefeitura. “Apesar de tanta experiência, e da alardeada amizade com o governador, não vejo também nenhuma marca de sua presença em termos de investimentos em nossa comunidade”, disse.
Já em relação a Vasco Alves (PRTB), ele afirma que o conhece bem. “Ele teve a sua oportunidade de governar Vila Velha por duas vezes e, como outros, que passaram pela administração, também já deram sua contribuição ao crescimento de Vila Velha”.
Pelo fato de Luceni Novaes (PSOL) ainda não ter tido mandato político, o ex-governador diz que fica mais difícil fazer avaliação completa. “Não teve ainda nenhuma experiência, nunca exerceu qualquer mandato e, por isso, não há como fazer uma análise mais profunda de sua candidatura no momento”, afirmou.
Ele também fez avaliação sobre o candidato Dyonizio Ruy (PDT), que tem o apoio da família Max. “Conheço bem sua família. O pai dele, sr. Dyonizio Ruy, lutou junto com meu pai, Saturnino Mauro, pela consolidação da autonomia de Vila Velha. Apesar de jovem, já prestou relevantes serviços ao município”, disse.
Neucimar entra com ação judicial
O candidato Neucimar Fraga (PR) confirmou ontem que já entrou com representação na Justiça Eleitoral para barrar a veiculação do blog do ex-governador Max Mauro. Ele sustenta que o ex-governador usa a internet para beneficiar o candidato Dyonizio Ruy (PDT), que tem o apoio da família Max. “O que ele está fazendo é propaganda eleitoral.
Por que ele não diz que tem um irmão que ganhou grandes contratos na prefeitura? Por que ele não fala que Dyonizio renunciou à eleição em 2004?”, questionou. Sobre as críticas em relação à evolução do seu patrimônio, Neucimar diz que todas as informações já foram prestadas à Receita Federal e à Justiça Eleitoral. “O meu patrimônio é compatível com minha renda”.
Também alvo das críticas, o candidato Cláudio Vereza (PT) preferiu não polemizar e disse que o ex-governador tem o direito de se manifestar por meio do blog. “Respeito a posição. Mas ele conhece o meu trabalho e sabe o que fiz para o Estado e para o povo de Vila Velha”, afirmou Vereza.
Ex-prefeito de Vila Velha, Vasco Alves (PRTB) também entende que Max Mauro pode se manifestar. “É natural que o ex-governador observe o momento eleitoral. Ele é um grande líder político”, disse Vasco, ressaltando que ainda tem contribuição a dar por Vila Velha.
O deputado Hércules Silveira (PMDB) avalia que a manifestação do ex-governador na internet não trará vantagem eleitoral para Dyonizio. Mas o peemedebista rebate a crítica de Max de que, se ele for eleito, Vila Velha vai perder cadeira na Assembléia. “Por que ele não falou isso para o filho dele que também largou vaga de deputado para ser prefeito? Ele me condena, mas absolve o filho”, disse.
As principais normas do TSE para a internet
Restrição. A propaganda eleitoral na internet somente será permitida na página do candidato destinada exclusivamente à campanha. Os candidatos poderão manter site com a terminação “can.br”, ou com outras terminações, como mecanismo de propaganda eleitoral até a antevéspera da eleição.
Cadastro. O candidato interessado deverá providenciar o cadastro do respectivo domínio no órgão gestor da internet Brasil. Os domínios com a terminação can.br serão cancelados após o primeiro turno, exceto dos casos de candidatos que disputem o segundo turno.
Consulta. Um deputado entrou com consulta para saber sobre o uso de páginas de relacionamento, blogs ou site como o You Tube. Em resposta, o Pleno do TSE entendeu que a Justiça Eleitoral poderá decidir se permite ou não formas de propaganda na internet “no varejo, nos processos que surgem a cada eleição”. Com isso, a punição deverá ser definida caso a caso, de acordo com o conteúdo publicado.
Prova. Para a procedência da representação e imposição de penalidade por realização de propaganda irregular, é necessário que a representação seja instruída com prova de sua autoria e do prévio conhecimento do beneficiário, caso este não seja por ela responsável. O caso será julgado pela Justiça Eleitoral.
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 04/09/2008 às: 0-1:05
|