Além do desfile Cívico-Militar no Centro de Vitória, a população teve ainda outra opção de festividade no 7 de setembro. A Capitania dos Portos promoveu pela primeira vez um desfile marítimo, com a participação de 50 embarcações civis, além do navio-patrulha Guaratuba, dois navios pequenos de guerra, lanchas, barcos da Marinha e um helicóptero que sobrevoou o local.
Quem comemorou o evento foi o capitão-de-mar-e-guerra Walter Inglez. "Resolvemos fazer esse desfile porque acreditamos que podemos contribuir com algo mais. O nosso Estado tem uma grande vocação marítima e nada mais justo que termos no 7 de setembro uma comemoração marítima", disse sorridente o comandante.
O pescador Robson de Oliveira, participou do desfile náutico e enfeitou o barco com várias bandeirinhas do Brasil. "Nem todos os pescadores vieram porque ainda não é tradição como a Festa de São Pedro, mas espero que todo ano aconteça", afirmou o pescador.
As embarcações saíram da Capitania dos Portos, na Enseada do Suá, por volta do meio-dia e de lá seguiram pelo baía até o Centro de Vitória, em frente ao Palácio Anchieta, sede do Governo Estadual. Depois retornaram até o ponto de partida.
Muitas pessoas foram assistir ao desfile marítimo na Baía de Vitória, como a funcionária pública Maria do Carmo, 53 anos. "Eu estava curiosa para ver esse desfile. O outro(desfile) militar também assisti e sempre venho todos os anos. Eu acho bonito, eu me emociono, às vezes até choro", disse.
O empresário Nilton Coutinho participou do desfile em uma das embarcações e elogiou a iniciativa da Capitania dos Portos. "Gostaria de parabenizar a iniciativa, porque Vitória é uma ilha e não sabemos aproveitar todo o potencial que temos. Esse desfile pode ser um ponto de partida para a gente poder valorizar Vitória, e botar a cidade para frente do mar", brincou.
Fonte: Gazeta Online
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 07/09/2008 às: 15:39