A Coordenadoria de Turismo da Prefeitura de Vila Velha, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, espera receber 300 mil turistas no Verão 2009, um crescimento de 15% em relação ao Verão 2008, quando um número aproximado de 260 mil visitantes passaram pela cidade.
Com a expectativa de aumento no número de visitantes, os trabalhos para que os turistas sejam bem recebidos estão em andamento desde dezembro do ano passado. De acordo com a coordenadora de Turismo de Vila Velha, Leonora Poltronieri, a região Sul do município, que vai da Barra do Jucu até a Ponta da Fruta, foi escolhida como prioritária para atrair visitantes durante a alta temporada de 2009, incluindo as propriedades que investem no agroturismo, localizadas na zona rural da cidade.
Com o foco nessa região de Vila Velha, foi criado o grupo gestor da Orla Sul, que reúne donos de propriedades rurais e prestadores de serviços. Entre as ações do grupo, os empreendedores e seus funcionários estão sendo convidados a participar de treinamentos para melhorar os serviços prestados aos turistas por meio de parceria entre a Prefeitura de Vila Velha e o Sebrae.
Turismo rural
O setor de agroturismo da cidade produz de forma artesanal, como doces, biscoitos, geléias, entre outros itens. Para melhorar a qualidade dos produtos e oferecer maior credibilidade, técnicos da Vigilância Sanitária e a presidente da Associação de Agroturismo, àngela Guedes, foram conhecer de perto, no início deste mês, como o município de Venda Nova do Imigrante implantou o Projeto de Agroturismo – exemplo bem sucedido no Espírito Santo, que possui, inclusive, um selo para garantir a qualidade dos produtos caseiros.
De acordo com a diretora de Turismo de Vila Velha, Leonora, o objetivo da visita é utilizar a experiência de Venda Nova como forma de aperfeiçoar o serviço já prestado no município, conhecendo o processo de regulamentação das propriedades e o sistema de fiscalização.
Vila Velha possui 19 propriedades rurais, ainda desconhecidas para a maioria dos capixabas, incluindo os próprios moradores do município. Segundo a coordenadora, todos os proprietários se uniram, há dois anos, numa associação que está em fase de elaboração de regimento interno. “Estamos em busca da qualidade”, enfatizou.
Posto
Outra ação da Prefeitura para melhor recepcionar os turistas no verão 2009 foi a instalação de Postos de Informação Turística (PIT) em pontos estratégicos da cidade. O principal deles, por exemplo, está instalado no Shopping Praia da Costa, e funciona de segunda a segunda, enquanto o shopping está aberto. Além disso, também funcionam como postos o Farol de Santa Luzia, aos finais de semana, das 9 às 16h30; a Igreja do Rosário, aos sábados, das 7 às 11 horas; além da própria Coordenação de Turismo, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, na rua Presidente Lima, 516, no centro de Vila Velha, com os telefones 3139-9002 e 3388-4344.
No mês de julho deste ano, o PIT do Shopping Praia da Costa atendeu 98 visitantes, sendo 47 turistas de outros estados. Desses 47, três são internacionais (Irlanda, Suécia e Filândia). No local, são prestadas informações sobre a cidade, entregues materiais de divulgação de estabelecimentos, como bares, restaurantes, hotéis e pousadas, propriedades de agroturismo; além de guias de turismo sindicalizados.
Ainda nas férias de julho, a taxa de ocupação dos hotéis teve uma média de 58%. O Ocean Flat, na Praia da Costa, por exemplo, teve 89,72% de taxa de ocupação, seguido da pousada Koalas, na Barra do Jucu, com 70%.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha - ES