A comemoração do aniversário de Vila Velha começa nesta quarta-feira (21), com a Proclamação do Evangelho, a partir das 19h30, na praça Duque de Caxias, com a participação do grupo gospel Quatro por Um e da cantora Ludmila Ferber.
Na quinta-feira (22), as solenidades prosseguem com a realização da Corrida Rústica da Colonização Espírito-santense. A largada será na praça Central de Coqueiral de Itaparica, a partir das 17 horas, com duração prevista para cerca de uma hora de corrida.
O roteiro dos onze quilômetros será em direção a praça Almirante Tamandaré, na Prainha. Os atletas percorrerão Coqueiral de Itaparica, Parque das Gaivotas, Novo México, Vila Nova, Colorado, Santos Dumont, Ibes, Santa Inês, Glória e o centro de Vila Velha.
O prefeito Max Filho aguardará os atletas na chegada para acender a pira olímpica, que permanecerá dessa forma durante toda a madrugada. Os participantes também serão recepcionados pela Banda de Música do 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro.
Desfile
Na sexta-feira (23), data em que se comemora o aniversário de 473 anos de Vila Velha, será realizado o desfile cívico e militar, a partir das 8 horas, na avenida José Júlio de Souza, próximo à rotatória da orla de Itaparica.
Durante 30 minutos, aproximadamente dois mil alunos apresentarão suas instituições às autoridades locais. No local da cerimônia, haverá ainda hasteamento de bandeiras, revista à tropa e desfiles militar e cívico.
A cidade de Vila Velha é considerada o berço da colonização do Espírito Santo porque foi no município que Vasco Fernandes Coutinho desembarcou, no dia 23 de maio de 1535, e fundou a primeira vila do Estado. Como era oitava de Pentecostes, o donatário batizou a terra de Espírito Santo em homenagem à terceira pessoa da Santíssima Trindade.
Fonte: Prefeitura de Vila Velha - ES
As comemorações dos 473 anos de Vila Velha prometem movimentar a cidade. As festividades vão desde Proclamação do Evangelho, Corrida Rústica e fogo simbólico até o encerramento com o tradicional desfile cívico e militar em comemoração à Colonização do Solo Espírito-santense.