O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) embargou as obras de reurbanização das orlas de Itapoã e Itaparica, em Vila Velha. Por causa disso, a prefeitura mudou o projeto e apresentou um novo desenho do calçadão do litoral, na manhã de ontem.
A decisão do Iema de paralisar a obra foi tomada porque a administração municipal estaria realizando a obra em área ainda não aprovada pelo órgão - do começo do litoral, em Itapoã, em direção a Itaparica.
Ontem, segundo o Iema, foi entregue um novo projeto da prefeitura, readequando a área embargada, com um novo desenho do calçadão.
"O espaço continua embargado. É que a prefeitura estava avançando a obra para a areia. Isso não pode. Ele só será liberado se aprovarmos o projeto novo", explicou o gerente de Controle Ambiental do Iema, Fernando Aquinoga.
Nesse novo projeto, foi apresentada a idéia de manter a mesma largura de calçadão, que era usada antes das obras. Mas há a possibilidade de ampliá-lo. Mas, para isso, a prefeitura teria que avançar em direção ao asfalto, reduzindo o tamanho da via e do estacionamento.
"Não tem como ir para a praia porque eles não fizeram um estudo de impacto ambiental para o local", explica o gerente. "Eles podem tirar os estacionamento em 45° (paralelo), que ocupa mais espaço, para incluir a ciclovia", exemplifica Aquinoga.
Em relação aos quiosques, o gerente informou que nada foi acertado. "Estamos discutindo a primeira etapa, com ciclovia e calçada. A negociação da quantidade e a localização dos quiosques vem depois?, frisa. A prefeitura, que pensou em mais de 80 quiosques na nova orla, reduziu para 40 e, agora, 32.
"Entendemos a pressa da prefeitura de concluir a obra por conta do verão. Mas, se não tem o estudo, não pode invadir para a praia. A única saída era mudar o projeto a tempo", explica o gerente Fernando Aquinoga.
Prefeitura só vai se pronunciar amanhã
Depois de confirmar que o secretário municipal de Meio Ambiente, Luis Otávio Carvalho, iria conversar com A GAZETA sobre a reurbanização das orlas de Itapoã e Itaparica, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Vila Velha (PMVV) informou que ninguém da administração da cidade iria comentar ontem sobre a reforma da orla na cidade. Segundo a assessoria, será marcada uma coletiva de imprensa para amanhã, ainda sem horário confirmado, a pedido do prefeito Max Filho.
Fonte: Jornal AGazeta
Enviado Por:
Eliaro
Publicado em 10/09/2008 às: 08:26