Os moradores do bairro Prainha da Glória, em Vila Velha, estão praticamente sem abastecimento de água por causa de um problema em uma bomba. O equipamento deixa de funcionar às 9h e quando funciona, segundo os moradores, não tem força suficiente para encher os reservatórios. Consequentemente, as pessoas ficam sem água para realizar as tarefas básicas do dia-a-dia: tomar banho, lavar roupa, limpar a casa e, é claro, consumir o líquido.
Quatro casas que ficam no final da Avenida Vista Linda afirmam que já solicitaram carros pipas à Cesan, mas não foram atendidos. Técnicos da empresa já foram ao local à pedido dos moradores, mas não resolveram a situação crítica das famílias. O problema acontece desde agosto e piorou na última semana, segundo os moradores.
A costureira Judete Carvalho, de 45 anos, mora há oito anos no local e afirma que a situação nunca esteve tão difícil. Ela liga quase diariamente para a Cesan, mas o problema até a manhã desta quarta-feira (10) não tinha sido resolvido. "Para lavar roupa, tomar banho, fazer comida, a gente tem que comprar água mineral", disse.
A dona de casa, Jorgina Giovaninni, de 45 anos, tem que ficar regulando a entrada de água na casa para atender a família de cinco pessoas. "Tem que levantar cedo porque a minha caixa é mais elevada então a gente tem que controlar, ficar olhando o horário porque 9h a bomba fecha, então a gente fica enchendo balde botando as roupas de molho às pressas, correndo, controlando a torneira lá embaixo, vigiando porque senão a gente fica na mão", contou frustrada.
O operador de máquinas Andriel Ricardo dos Santos está preocupado com a situação porque tem que cuidar de uma filha de dois meses nessa situação. "Está sendo muito burocrático ficar pedindo água aos vizinhos para banho, lavar as louças e outras coisas. O carro pipa nunca aparece no bairro para atender a necessidade da gente".
Por meio de nota, a Cesan afirma que equipes de eletromecânica e de manutenção de redes da Cesan foram ao local para vistoriar o sistema de abastecimento e solucionar o problema no bairro de Vila Velha. Um caminhão pipa esteve na Prainha da Glória aproximadamente 15 minutos depois que a equipe de reportagem conversou com os moradores.
Fonte: GazetaOnline