VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

www.VilaCapixaba.com                                   

 Home  / Eventos Contato Ajuda ?  /  Sugestões

, Espírito Santo -  Brasil.
 .

 

 VilaCapixaba

Sem título

 

Busca Notícias

 


Melhor Visualizado
15"  -  800 x 600 Pixels
17" - 1024 x 768 Pixels


E-Mail Vila Capixaba

Aviso Legal
Direitos Autorais

Fontes Bibliográficas
Política de Privacidade

Utilidade Publica

   
   

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

Notícias
Acesso a terminais do Transcol ficará mais rigoroso em 2009
 


O controle de acesso nos terminais do Transcol ficará mais rigoroso a partir do próximo ano quando as obras de reforma e ampliações dos terminais de Vila velha, Carapina e Itacibá forem concluídas. O reforço na vigilância faz parte do projeto de arquitetura e urbanização com prazo de 120 dias para ficar pronto e dar partida para as obras que serão realizadas em 2008. A área física ficará maior para contemplar o aumento no número de ônibus que atendem os 160 mil passageiros das três unidades.

O projeto também contempla mudanças na circulação e organização das filas, que será diferenciada. Novas baias para veículos, espaço para futuras linhas, banheiros, fraldários, calçadas, novo piso, iluminação e guaritas de controle vão beneficiar moradores de mais de 77 bairros da Grande Vitória. Instalações hidrossanitárias e sistema de drenagem também fazem parte das ações, juntamente com as novas baias de linhas alimentadoras.

Em Itacibá, a prioridade é um sistema de drenagem que será realizado para conter os alagamentos em dia de chuva. Em Vila Velha, além da reforma, o terminal vai ficar mais livre. Várias linhas serão transferidas após a inauguração do terminal de Itaparica, principalmente as que atendem as regiões de Terra Vermelha, Araçás e Itaparica.

A assessoria da Ceturb informou que a estrutura dos terminais não acompanhou o crescimento do volume de usuários, por isso a necessidade da reforma. Em Carapina, por exemplo, a idéia é praticamente dobrar a área geral que hoje é de 11.440 m2 e criar uma ligação com o Terminal de Jacaraípe.

Portadores de Deficiência

As mudanças também beneficiam cadeirantes e deficientes visuais que contarão com mais seis ônibus adaptados em linhas do Sistema Transcol. Nesta quinta-feira (11) três coletivos articulados - conhecidos como minhocões - da linha 500 já começaram a circular e mais três que fazem a linha 503, estarão disponíveis nos terminais a partir da próxima segunda-feira (12). Para testar os novos veículos, a reportagem acompanhou o deficiente visual, Everaldo Cabral Ferraz , com o cão-guia, em duas viagens: uma realizada dentro de um ônibus adaptado e outra em um coletivo comum (assista ao vídeo).

Desde fevereiro desde ano, a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb) colocou em circulação 157 ônibus adaptados. Cada veículo possui elevador para cadeirantes e espaço interno para receber um deficiente físico com acompanhante e um deficiente visual com cão-guia. Everaldo Ferraz é o único dono de cão-guia em todo o Estado e de acordo com ele, o preconceito contra o cão dentro de coletivos e alguns espaços públicos ainda é enorme.

"Os passageiros se assustam com o porte do cachorro, eles não sabem que o cão-guia foi treinado e que não irá agredir em hipótese alguma quem quer que seja. Quando o veículo está cheio, os passageiros pisam na pata do cachorro, empurram. Isso sem contar com as pessoas despreparadas, que reclamam da presença de um animal no veículo", lamenta.

Retaliações

O preconceito é diário, segundo Everaldo. Ele demorou dois anos para receber o cão labrador - que tem o nome Eros - de uma organização não governamental de Brasília. O deficiente visual garante que conhece várias pessoas que gostariam de ter um cão-guia, mas ficam com medo de sofrer retaliações. A reportagem acompanhou Everaldo e o cão em duas viagens diferentes de ônibus: uma dentro de um coletivo adaptado e outra em um veículo de transporte comum.

O percurso de Everaldo e do cão-guia começou no Terminal de Vila Velha. O cachorro enorme chamou a atenção dos usuários, que ora demonstraram medo, ora tiveram apego pelo animal, mas o fato é que todos estranharam a presença do cão. Os dois entraram em um ônibus adaptado com destino a Cariacica. Dentro do coletivo, o cão encontrou rapidamente o lugar reservado para o dono e o espaço foi suficiente para ambos. As pessoas que entravam no coletivo tinham espaço suficiente para passar no corredor e não se incomodaram com o cão, que ficou durante toda a viagem muito tranqüilo perto de Everaldo.

Alguns passageiros ficaram curiosos e fizeram até perguntas sobre o cachorro. O deficiente visual aprovou o novo transporte. "O espaço é muito bom realmente e o meu cão não precisa ser machucado, como muitas vezes acontece nos outros ônibus", ressaltou.


Everaldo e o cão guia em ônibus comumA segunda experiência de viagem aconteceu dentro de um coletivo não adaptado, com saída no Terminal do Ibes. A diferença foi nítida, porque o espaço na parte dianteira do veículo já é pequeno, e com um cão de grande porte a situação fica ainda mais complicada. Nos pontos os passageiros temem entrar no ônibus, e quando entram têm medo de passar perto do animal. "Isso é fruto do desconhecimento das pessoas. Deveria ocorrer uma campanha para conscientizar o usuário de que o cão-guia é treinado e não fere ninguém", disse Everaldo.

O motorista Júlio Segal, que costuma transportar o deficiente e o cão, admite que muitas vezes é difícil às pessoas compreenderem quando o cachorro está na entrada do veículo. "Os usuários se assustam quando se deparam com o cão na entrada do ônibus, algumas até deixam de entrar por medo, mas eu sempre preciso orientar que o cão é treinado e que não irá morder ninguém".

A Lei Federal no 11.126, de 2005, a pessoa com deficiência visual usuária de cão-guia tem o direito de ingressar e permanecer com o animal em todos os locais públicos ou privados de uso coletivo. Para prover acessibilidade ao deficiente visual e a cadeirantes, a Lei Federal de acessibilidade nº 10.098, de 2000, determina que até 2014 todos os veículos de transporte urbano do país deverão ser adaptados.

Fonte: Gazeta Online

Enviado Por: Eliaro
Publicado em 12/09/2008 às: 12:04
 

Voltar

Enviar Notícia

Imprimir

Tamanho Letra

A-

A+

 

 
Leia também

Vila Velha - Retirada do mastro na Barra do Jucu
Copa Vitória de Beach Handebol de Areia 2010
Estado terá R$ 6,5 bi para portos, e Vila Velha receberá mais cargas
Vá com fé em Vila Velha
Vila Velha - De capela mortuária a praças: câmara destina R$ 4 milhões para obras
Vila Velha reposiciona comerciantes na Praia da Costa
Praias: Mais ônibus no fim de semana
Vila Velha Verão 2010 segue com programação variada na Praia da Costa
Vila Velha se prepara para crescer pelo lado Oeste
Prorrogadas inscrições para processo seletivo da Educação em Vila Velha

 
           

VilaCapixaba - Vila Velha - Artigos

     Copyright © 2004 - 2010 VilaCapixaba. Todos os Direitos Reservados.