As obras de reurbanização da orla das praias de Itapoã e de Itaparica, em Vila Velha, embargadas pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente há uma semana, tiveram o projeto reformulado, e a prefeitura aguarda a liberação para retomá-las. No entanto, o prefeito de Vila Velha, Max Filho, garantiu, nesta quinta-feira (11), que até o início do verão todo o calçadão estará pronto.
Em relação aos quiosques, os 32 novos, previstos no projeto, não devem ser construídos para este verão. Os 57 antigos que existem atualmente devem permanecer contrastando com a ciclovia e calçadão novos.
Max Filho disse que na próxima semana será entregue o primeiro trecho da obra, com 1,6 mil metros. O restante, embargado pelo Iema, que chega a 2,9 mil metros só começará a ser feito após liberação do Instituto, mas o prefeito garantiu a conclusão de todas as obras para o verão.
"Importante é dizer que essa obra vai estar pronta no verão. O primeiro trecho já está ficando pronto.
Max Filho garantiu o término das obras para o próximo verão
Galeria de fotosNos 2,9 mil restantes, vamos trabalhar de tal forma que estará pronta para o próximo verão. Os turistas podem vir com segurança que vão encontrar uma nova orla de Itapoã e de Itaparica totalmente reformulada, com drenagem da pista principal", garantiu.
Entre as mudanças no projeto que precisaram ser alteradas para atender às exigências do Iema estão a reconstrução do calçadão antigo - em vez de um novo em forma de curvas que teria parte dele construída na areia. "O calçadão previa uma construção em curvas, estamos abolindo isso e vamos acolher a determinação do Iema que manda tão somente reconstruir um novo calçadão, com ciclovias", disse Max Filho.
Quiosques
Dos 143 quiosques existentes na orla de Itaparica e de Itapoã, 86 foram desapropriados. Uma decisão da Câmara dos Vereadores proibiu a desapropriação dos demais 57, que devem ser os que vão atender aos freqüentadores da praia até, pelo menos o fim do verão.
O embargo do Iema, desde o dia 4 de setembro, não vai aumentar os custos da obra, orçados inicialmente em R$ 9 milhões, afirmou o prefeito de Vila Velha. A previsão de entrega da nova orla de Itapoã e de Itaparica é no dia 23 de dezembro.
Fonte: Gazeta Online